sexta-feira, 1 de abril de 2011

Onde a inteligência é rara

-Duh, LOSING! (piada fornecida por Charlie SheenTM!)


  Fiquei triste com a (possível) saída de Sarita do jogo. Confesso que um pouco antes do início da temporada, quando eu vi as fotos e biografias dos participantes, Sarita foi uma das que gostei logo de cara. Me pareceu ser uma jogadora agressiva e inteligente. E achei que ela e David formariam a grande aliança da temporada, até postei isso no meu post de adivinhações. Mas admito, errei feio. Sarita e David se odiaram e no final das contas o advogado aparentemente venceu essa.
  A eliminação, porém, mostra que os Zapatera (curiosamente com a exceção de Ralph) são um bando de idiotas. No episódio anterior, todos foram com o discurso de eliminar Stephanie contra Sarita, no intuito de manter pessoas confiáveis para a Fusão, embora eu não acho esse argumento muito válido, pois Stephanie não foi tão bem nos desafios assim e ainda por cima Stephanie perdeu feio no desafio de jogo da memória na RI para Matt. Porém agora no episódio seguinte, com as vésperas da Fusão, eles eliminam Sarita para ficarem fortes nos desafios? Nenhum deles viu Survivor antes? São tão imbecis ao ponto de perceberem que David é um duas caras, mas vão mantê-lo no jogo para ganharem os desafios???? É, pra mim esse definitivamente o fim da Zapatera como uma tribo interessante pra mim. O mais louco da história toda é que em nenhum momento David fez força pra ficar. Acho que se ele falou com Ralph um momento sobre a votação foi muito. Ou seja, eles tomaram a decisão sozinhos. São umas antas mesmo. Dá pra descrever a Zapatera do mesmo modo que os Rob´s zombies da Ometepe: eles não jogam Survivor, mas sim um jogo de futebol, onde todo mundo é unido e quer ganhar todos os jogos. Alguém tinha de dizer a eles que Sandra Diaz-Twine, duas vezes campeã de Survivor não ganhou UM desafio de imunidade individual sequer. Ganhar os desafios é importante, mas não é o mais importante num jogo como Survivor. Um depoimento que é a prova viva que os atuais Crapatera 5 são tão burros quando se trata de jogo, é um confessionário de Steve falando que não sabia se Stephanie estava pedindo desculpas por ter votado nele de forma sincera ou se estava se era só o jogo. Como disse Rob Cesternino no seu podcast sobre o episódio anterior, na dúvida, ela devia estar pedindo desculpas pelo jogo mesmo. Aliás, vale a pena ouvir podcast do Cesternino com Steph, com ela falando sobre como eram malas os Zapateras. Mas pelo menos valeu a pena ver um blindside, Sarita com a cara no chão e sem as coisas dela e David aos sorrisos falando que ela não devia ter sido tão arrogante.
  Na Ometepe, as coisas começaram a ficar ruins para Phillip pois Rob percebeu o óbvio: não dá pra trabalhar com malucos em Survivor. Eles são perigosos e difíceis de controlar. Então ele resolveu acabar de detonar Phillip de vez na tribo dizendo que após o duelo Matt vs. Stephanie, Philip decidiu esconder informações sobre o duelo na RI. Phillip ainda se detonou mais com a hilária história do arroz, que é aliás uma metáfora perfeita do porque eu amo Philip e odeio The Three Ashleys (apelido adaptado dado por Franchocha no podcast do Rob Cesternino a Ashley, Grant e Natalie). Elas ficaram todas melindrosas com o fato de Rob gostar do arroz menos crocante e o arroz TINHA de ser menos crocante. E Philip ficou puto com a subserviência da tribo em relação a Rob, o que causou mais um show de confessionários de Philip e fazem dele meu favorito disparado da temporada.



  Porém, o bom desafio dessa semana salvou Philip da RI. Claro que já foi um desafio realizado em várias temporadas e que anda faltando criatividade dos produtores, mas antes desafios repetidos, porém bons, a desafios ruins da temporada anterior. Curiosamente foi o desafio que salvou David e afundou Sarita, pois ela foi mais uma vez muito mal no desafio. Eu achei até que Zapatera ganharia com a força dada por David, mas na minha opinião quem de certa forma ajudou a afundar a Zapatera foram a dupla de patetas-mor Mike e Steve, que quando a Zapatera ganhava na parte do basquete por 4 a 2, erraram quase tudo e deixaram Grant ganhar mais uma vez um desafio para a Zapatera. Vale a pena observar que apesar da fama, Rob já não está mais tão dominante nos desafios. Grant foi muito bem nos últimos três desafios, sendo que nos dois últimos teve papel fundamental na vitória da Ometepe.
  Na RI, tudo como dantes na terra de Abrantes. Matt ganhou mais uma em um jogo de memória com Stephanie. Ela falhou demais, quando Matt mais de uma vez falhou e deu chances para que ela ganhasse. Stephanie ainda deu um discurso final falando mal da sua tribo e elogiando Rob. Porém, interessante será o último duelo na RI semana que vem. Matt e Sarita vão brigar pelo retorno ao jogo e a volta de um deles poderá interferir significativamente na Fusão que vem aí. Hoje, o cenário pré-Fusão é o seguinte:


  • Na Ometepe, a aliança Rob-Grant-Ashley-Natalie parece estar sólida. O problema para Rob e a Ometepe é Philip e Andrea passarem para o lado da Zapatera. Se Matt retornar, acredito que Matt inicialmente Matt ficaria com Rob, pois o mesmo já declarou isso a Rob em um dos desafios na RI. Mas o mais provável e o mais esperto para Matt é pular para o lado da Zapatera. De qualquer forma, acho que por enquanto a situação para Andrea, Matt e Philip não é nada boa, pois eles ficarão por último na política atual de alianças, mesmo passando para o lado da Zapatera. Porém se Sarita voltar, não há nenhuma possível vantagem para a Ometepe (leia-se Rob), pois não vejo Sarita passando para o lado da Ometepe.
  • Na Zapatera, os quatro restantes Steve-Mike-Julie-Ralph tem de se preocupar com David. Eu vejo ele inicialmente passando para o lado de Rob e indo para a Ometepe. Com isso, a aliança de Rob teria já cinco garantidos contra seis da Zapatera (contando que Philip e Andrea passem para o lado da Zapatera). De qualquer forma, me parece que a aliança de Rob vai para a Fusão em desvantagem.

  No final das contas, Matt (se voltar da RI) e Andrea vão ser os votos decisivos para os dois lados. Os dois são os excluídos em qualquer aliança. O interessante para eles era que os três se aliassem a Philip e David e conseguissem manipular as votações, eliminando Zapatera e Ometepe aos poucos para que no final eles sobrem sozinhos no Final 4. Mas acho difícil de David se juntar aos 3 Ometepes pois para ele é mais interessante ir com as preguiçosas Ashley e Natalie e o milionário Boston Rob para a final (E Grant nessa história toda? Acho que num possível final 5, Rob trairia Grant, o eliminando, pois Grant é a maior ameaça para ganhar o milhão dentro desse grupo de 5). Há ainda mais um fator complicador: os Ídolos nas mãos de Rob e Ralph. Rob, principalmente pelo fato de ninguém saber que ele tem um Ídolo em mãos, pode fazer um grande estrago. É inegável, e como ele mesmo disse no preview, Rob será o alvo, pois ele é muito bom nos desafios de Imunidade, é o líder da Ometepe e há uma grande chance de ele ir pra final. Para Rob, o importante é ganhar os desafios de Imunidade Individual para adiar o uso do Ídolo e saber quando e como usá-lo. Como já vimos inúmeras vezes, usar o Ídolo é uma ciência. Sentir todo o ambiente, observar as pessoas principalmente no Conselho Tribal será fundamental para que Rob o use corretamente. E com quatro temporadas de Survivor nas costas, essa será a prova de fogo para Rob nessa temporada. Em relação a Ralph, eu ainda acho que ele pode surpreender. Apesar de ser um analfabeto funcional, Ralph pode ficar meio esquecido nesse cenário de Fusão, com Rob, Grant, Mike, Steve, Philip e Matt (possivelmente) e até Andrea como possíveis alvos, e se ele for esperto, ele pode se garantir num Final 5 e ganhando os desafios restantes, pode chegar ao final e ganhar o título, mais ou menos como Fabio em Nicarágua.
  Se Sarita voltar, porém, não acho que Andrea pularia para o lado da Zapatera. Philip pode mudar de lado, porém David poderia mudar para o lado da Ometepe, e a coisa ficaria 6 a 6. No final das contas, Andrea e David serão decisivos para o futuro do jogo em geral. Ainda não dá pra saber o que eles farão. Agora basta aguardar a Fusão.

   
P.S. A história das Three Ashleys é a seguinte: no podcast do Rob Cesternino, Francarcomida chamou o grupo de Rob de The Four Ashleys, pois na época Andrea ainda estava as boas com Rob. Porém eu adaptei o apelido para The Three Ashleys, pois Andrea já adquiriu identidade própria.
P.S. 2. A campanha "PHILIP FINAL 3!" continua! Nas ruas, na comunidade Survivor Downloads, no mundo uma só voz pode ser ouvida: "PHILIP FINAL 3!". Para você que torce o nariz para nossa campanha, veja abaixo mais um incentivo para se juntar a nós:




Nenhum comentário:

Postar um comentário