segunda-feira, 6 de junho de 2011

Survivor Palau: Heróis

Que droga! Pensei que Micronésia e Palau eram países diferentes!

  Heróis, quebras de recordes, nascimento de um dos mitos do reality, uma das mais belas paisagens da história de Survivor. Se Survivor Palau não é uma das melhores temporadas de Survivor, está longe de ser uma das piores.

SPOILERS PARA QUEM NÃO ACOMPANHOU A TEMPORADA!!!!!



  Em geral, quando escolho os títulos para as temporadas, uso o critério para resumir para mim algum fato ou pessoa que marcou a temporada. Confesso que Palau foi o título em que mais gastei massa cinzenta para a sua definição. Mas acho que essa foi a temporada mais heróica de Survivor, incluindo Australian Outback (SPOILERS PARA QUEM NÃO VIU A TEMPORADA) onde vemos o maior representante do bom mocismo em Survivor, Colby, mas mesmo com os acontecimentos ocorridos no Outback como as enchentes que afetaram o acampamento, mas nenhuma temporada é tão heróica e tão focada em aspectos do heroísmo como superação, força, caráter como Palau, e por isso há algum ódio de certas pessoas a esta temporada. Vemos em Palau Tom, Stephenie e Bobby Jon, três dos maiores ícones de heróis. Eles são esforçados, trabalham duro, matam tubarões, suportam uma noite sozinhos no acampamento, trabalham duro derrubando árvores. Por mais que a temporada tivesse alguns poucos personagens interessantes que quebravam esse padrão, como James, Coby e Katie, lá estavam os Heróis para nos lembrar que Palau é a temporada da superação. A vitória de Tom é a maior prova disso, pois Tom é o protótipo do herói perfeito americano, e nesse sentido até mais do que Stephenie. 
  Se pararmos para pensar, quase todos os grandes acontecimentos da temporada estão relacionados ao tema Herói. A série invicta da Koror sobre Ulong e todo o sofrimento gerado por isso, como os gritos de frustração após cada derrota e o inesquecível grito de Angie durante um desafio: "NÓS NÃO VAMOS VOLTAR AO CONSELHO TRIBAL!", gerando aquele sentimento de tristeza e simpatia pelos fracassados. Vimos Steph reclamar frustrada de sua tribo, Bobby Jon cortando todas as árvores de Palau e a simpática Angie, que apesar de não ter obtido um destaque maior, representou bem o espírito de luta e tristeza passado pela Ulong durante a temporada. Mesmo com o fim da Ulong e com a Fusão mais estranha da história, com a ida de Steph para o acampamento da Koror, o tema heroísmo continuou central na temporada, com a ida de Janu e sua epopéia para sobreviver a Exile Island, as vitórias de Tom em desafios de Imunidade e Recompensa. Por fim, o tema atingiu seu ápice ao vermos o mais longo desafio de Imunidade da história, onde Tom e Ian duelaram por aproximadamente 12 horas, mas no final Ian desistiu para dar a sua amiga Katie uma chance para lutar pelo milhão de dólares contra Tom. Apesar disso vimos alguns momentos que fugiram ao padrão, como as brigas entre Janu e Katie, os momentos de brincadeira entre Tom e Ian, as previsões fracassadas sobre vitórias da Ulong realizadas por James. O que dá pra dizer sobre Survivor Palau é o fato de ela ser uma temporada única no meio de todas as 22 temporadas, pois nenhuma foi feita com a intenção de ser um bom modelo de livros de auto-ajuda como esta temporada. Não acho que a temporada tenha sido ruim por isso, pois vi coisas boas nela, como os momentos fora do padrão que citei anteriormente. Mas nem de longe será uma temporada das minhas preferidas.
  Essa temporada também marca pra mim o fim da era clássica de Survivor, com a injeção de inúmeras twists com o intento de fazer os jogadores se focarem mais no jogo (embora o elenco dessa temporada não colaborou). 20 participantes pela primeira vez (com dois eliminados no episódio inicial, aliás esse foi um dos melhores episódios de abertura da história do show), Exile Island... A partir desta temporada, a produção quis fazer do jogo o protagonista principal. Mas a coisa só começou a funcionar na temporada seguinte.

FALLEN COMRADES:


20 - Jonathan Libby & Wanda Shirk - Os dois que sobraram no surpreendente episódio de abertura, com a escolha dos times sendo feita pelos vencedores do primeiro desafio de Imunidade. Estranhamente Jonathan não foi escolhido, pois era um cara forte. Como se esquecer de Wanda e sua cantoria? "WE ARE SURVIVORS!". Wanda é uma das first boots mais lembradas e carismáticas da história de Survivor.
18 - Jolanda Jones - Curiosamente Jolanda escalou o pior tribo da história em termos de resultado e foi punida por isso. Brigou com Stephenie e foi considerada mandona demais. Não acho que a história teria sido diferente com ela ficando mais tempo.
17- Ashlee Ashby -  A única coisa que eu me lembro de Ashlee são de seus peitões esvoaçantes.
16- Jeff Wilson - Talvez um dos poucos competidores físicos realmente bons da Ulong ao lado de Steph e Bobby Jon. A contusão no tornozelo atrapalhou demais.
15 - Kim Mullen - Como se esquecer daquela beleza? E também como se esquecer da mala que Kim foi ao longo do jogo, reclamando de tudo e todos.
14 - Willard Simth - Vale a pena ver este link (clique aqui) para conhecer melhor a história de Willard. Se você sabe bem inglês, ótimo. Se você não sabe, vale a pena passar o Google Translator para entender a história de como Willard na verdade era um Ídolo de Imunidade. É curtinho, um link do Survivor Funny 115 do Mario Lanza, que citei zilhões de vezes aqui no blog, inclusive está na barra lateral de blogs relacionados.
13 - Angie Jakusz - Eu gostei muito de Angie. A típica roqueira que parecia que não se encaixaria com os mais forte, mas virava uma leoa na hora dos desafios, ainda bradando o clássico "NÓS NÃO VAMOS MAIS AO CONSELHO TRIBAL!". Ao final do jogo, conseguiu superar seu estereótipo e ascender como uma das integrantes mais raçudas da Ulong.
12- James Miller - Como se esquecer de James e seu sotaque hilário do Arkansas? E suas milhares de previsões fracassadas? E sua ridícula luta e derrota para Coby? James é uma das figuras com pouca fama mais interessantes da história. Pena que caiu na tribo errada.
11- Ibrehem Rahman - ?
10- Bobby Jon Drinkard - Eu gosto muito de Bobby Jon. Ao mesmo tempo que é um dos caras mais trabalhadores em termos de acampamento, é um cara simpático e capaz de momentos hilários como quando Steph se refere a ele ao homem das cavernas. Foi também um grande lutador nos desafios, apesar do fracasso geral de sua tribo.
9- Coby Archa - Coby foi um personagem interessante graças aos comentários sarcásticos e engraçados. Mas não esteve nas graças da aliança dominante da Koror e foi eliminado.
8- Janu Tornell - Ela tinha tudo para se juntar ao Panteão de Willard e Ibrehem nessa temporada como personagens mais sem função, mas virou protagonista ao brigar com a brigona Katie, penar ao ser a primeira moradora na Ilha do Exílio e desistir do jogo para dar a Stephenie mais uma chance de brigar pelo milhão.
7- Stephenie LaGrossa - Se tem uma pessoa que é a definição do rótulo de heroína em Survivor, essa é Steph. A mulher que lutou para fazer a sua tribo vencedora, que sobreviveu a destruição da sua tribo, passou uma noite sozinha no acampamento e ainda sobreviveu a dois Conselhos Tribais contra oito da Koror pós-Fusão(?). Na temporada dos Heróis, Steph juntamente com Tom foi uma das maiores representantes da marca principal da temporada.
6- Gregg Karey - Um cara legal que queria derrotar Tom e se deu mal. Fim da história.
5- Caren Groedel - Ela sofreu nas mãos de Katie. Acho que ela perdeu uma boa chance de junto com Jenn, Katie e Steph formar uma aliança feminina para derrotar os homens.
4- Jenn Lyon - Quando a vi achei que ela poderia entar no top 10 de Survivors femininas mais lindas da história. Dentro do jogo, não teve muita relevância. Mas fora foi ativa na luta contra o câncer de mama, da qual foi vítima ao morrer no início de 2010. Segundo Rob Cesternino, uma das Survivors mais legais da história.
3 - Ian Rosenberger - Eu sempre achei que Ian deveria voltar em um All Stars, de preferência de Segunda Chance. Ele foi engraçado, divertido, não teve um desempenho tão bom quanto Tom, mas foi muito bem nos desafios. Foi um dos principais trunfos da Koror nas vitórias contra a Ulong. Perdeu o desafio mais longo da história, depois de ceder a pressão de Tom e Katie devido a falta de integridade dele ao longo do jogo. Ian pediu que Tom levasse Katie para a Final.
2- Katie Gallager - A grande vilã (ou mala) da temporada. Odiava todo mundo que não era da sua aliança, não tinha vergonha de dizer isso nos confessionários. Mesmo depois de sofrer um ataque brutal no Conselho Tribal, ainda conseguiu um voto isolado de Coby.
1- Tom Westman - Poucas temporadas tiveram um vencedor com a sua cara. Tom foi o grande Herói desta temporada, ao ser o líder principal da Koror nos desafios, ao ser respeitado por seus colegas de tribo e adversários, matou um tubarão com uma lança de madeira, ganhou a maior parte dos desafios individuais de Imunidade. Poucas temporadas tiveram um vencedor tão dominante como Tom.

TOP 5 VÍDEOS PALAU:

5- Katie sendo... digamos... mal falada no Conselho Tribal Final:



4- A série de previsões furadas de James Miller:



3- Bobby Jon voltando a Era do Australopitecus e Steph agoniada:



2- O nó de marinheiro mais forte do mundo:



1- De um lado, o cabeleireiro Coby. Do outro, o fortíssimo e valente James Miller. Quem ganhou?



Menção honrosa para a abertura dessa temporada, uma das melhores de todos os tempos:



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário