sábado, 17 de setembro de 2011

OK

É, parece que Ozzy não gostou da proposta de Semhar... Que mané!

  Em geral, quando dou um título para um post penso em uma frase, expressão ou palavra para resumir o que foi o episódio ou um determinado momento da temporada. Depois de ver esse episódio, não ter uma opinião formada sobre nada, a única coisa em que pensei quando acabei de ver a premiére de Survivor: South Pacific foi "OK". 
  No geral eu gostei do episódio. Algumas coisas me impressionaram, como a apresentação de Ozzy e Coach na RI, dando um peso mais siginficativo à ela do que na temporada anterior, o primeiro desafio de recompensa sendo entre os dois ex-jogadores (como deveriam ter feito o esperado duelo entre Rob e Russell). O ridículo gesto de Ozzy (dando uma de Coach), dizendo que estava orgulhoso de estar na Savaii por que o vermelho é a cor do coração. A vitória de Ozzy parecia ter deixado Coach numa posição inicial difícil, pois ele ficou com uma moral mais baixa entre a tribo do que já tinha no início. Gostei do desafio de Imunidade, que parece se encaixar na nova política de gastos em desafios de Survivor: "Vamos gastar muito num primeiro desafio foda com três níveis de provas e depois vamos fazer desafios mais babacas, pois a grana tá curta, mas não podemos mostrar isso desde o primeiro desafio". De qualquer forma, eu gostei do desafio e da dinâmica dele, pois eu fiquei em dúvida até o final, mesmo com Semhar afundando a Savaii em sua "grande" especialidade.
  O que me leva ao ponto que me fez ficar em dúvida da temporada: o elenco. Além de Cochran, Papa Bear e Semhar, nenhum dos novos me impressionou. Eu sei que meio mundo já virou fã do Cochran, o facebook já deve ter milhões de amigos após esse episódio, já criaram alguma comunidade sobre ele no orkut e quando ele vier ao Brasil milhares de fãs vão atrás dele. Claro, porque ele é um nerd jogando Survivor. Entendo a empolgação em cima dele, inclusive postei na Futurologia que ele era favorito a ser uma das grandes figuras da temporada. Ele é alguém como nós da audiência, como eu, a galera do Survivor Downloads e espalhada pelo resto da net, um fã de Survivor lá com os grandes astros, sendo um deles (algo que não víamos desde Stephen em Tocantins). Tanto que em vários momentos ele faz referências ao show, quando logo em sua primeira fala ele fala sobre o fato de Probst gostar das pessoas que ele gosta pelo sobrenome (Mariano, Donaldson, Penner(?????), etc.), passando pelo seu nervosismo ao ficar de cueca na água junto com as garotas (a là Rob Cesternino) e na hora durante o Conselho Tribal que ele pede que Jeff espere antes de soltar o bordão: "Vamos a votação". Achei que ele pareceu muito preso e forçado nesse episódio. Ele disse em seu perfil pré-jogo divulgado que ele seria uma mistura de Penner, Yul e Cesternino. O que me pareceu que ele ficou muito preso ao papel "nerd esperto que quer se dar bem Survivor". De fato, Cochran não me empolgou muito nesse episódio, mas acho que ele pode seguir um caminho semelhante a Kenny de Gabon (ATENÇÃO!!! SPOILERS DE SURVIVOR GABON estarão em branco após o parenteses, passe o cursor por cima do mouse se você viu a temporada) que começou tímido e preso ao seu esteriótipo de nerd, mas ao longo do tempo foi se soltando e evoluindo dentro do jogo. Ainda há esperança para Cochran. Gostei de Papa Bear, pois ele foi exatamente o cara que eu esprava: uma figuraça e com um plus: boa noção de jogo. Puxou espertamente Dawn para um canto, chamou a atenção que os fracos e oprimidos tinham de se unir para firmar uma aliança (ele, Dawn e Cochran). E Semhar me agradou por dois motivos:

1- Pra mim, ter roubado o papel de mais gostosa da temporada de Elyse:


2- Ter sido, na minha opinião, a única da aliança dos atletas-modelos a dizer alguma coisa e ser diferente. O impressionante é que ela ascendeu e caiu no mesmo episódio. Quando ela declamou o seu poema e Ozzy se derreteu todo por ela, Semhar estava garantida pelo menos até a Fusão. Porém, quando tomou a infeliz decisão de ser uma especialista (Philip, The Specialist teria assinado isso) em arremesso, Semhar se colocou automaticamente na berlinda. 

  Daí veio uma coisa bem observada pelo Rob Cesternino em seu podcast e que quando percebi isso, me irrtei demais: o fato de Jeff querer fazer comentários e observações sobre todos os desafios. E mais: um jeito de manipular quem vai ficar ou sair. Ele deve ter visto que talvez Cochran estivesse em perigo e fez aquela pergunta totalmente desnecessária a Jim. Semhar deu uma resposta errada e isso acabou fazendo com que Jim fosse na jugular dela, pois ele sabe que se Ozzy mantivesse as mulheres jovens e gostosas com ele, como ele quer fazer, Jim ficaria no fundo da aliança. Adicionalmente, tem o fato de supostamente Semhar ter irritado tanto Probst que ele teria declarado em off a Dalton Ross (um colunista famoso de Survivor) que Semhar o irritou demais durante o desafio. Por fim, a briga ocorreu e estendeu até a volta ao acampamento. Semhar correu atrás de todo mundo para se salvar e eliminar Cochran. Mas no final das contas, a vontade de Jim foi feita e Semhar foi para a RI. De fato, agora após essa eliminação, Jim fica numa posição interessante e a edição nos deixa essa dúvida: Ozzy mudou de ideia em relação a Cochran porque ele quis ou por causa de Jim?
  Quanto aos outros integrantes da Savaii, nenhum deles me empolgou até agora. Dawn ficou com a imagem de velha chorona, Whitney e Elyse ficaram sendo as gostosas aleatórias (alô, Ashley? Natalie?) e Keith não foi o cara que eu esperava que ele fosse.
  Em relação a Upolu, a história contada pela edição foi protagonizada por Coach e Brandon. O primeiro por motivos óbvios e pelos quais contarei mais tarde. Brandon fez o que eu esperava: tentou jogar ao contrário de seu tio, sendo simpático com todo mundo, pescando e sendo o provedor e... em uma das cenas mais esquisitas da história, confessando sua tara incontrolável por Mikayla, chamando-a de Dalila! No mínimo estranho!




 Eu achei interessante a saga dele para esconder a sua identidade, pois o cara tatuou o nome Hantz escrito nas costas e agora ele não pode tirar a porcaria da camisa. Sophie já disse que desconfia dele. Ou seja, isso deve render pano pra manga nas próximas semanas, pois se Brandon for descoberto, já era. Christina e Stacey também tiveram algum destaque ao caírem na armadilha do Ídolo.
 A armadilha do Ídolo ocorre da seguinte maneira: a primeira coisa que o jogador faz é correr atrás de um Ídolo assim que chega ao acampamento. Russell fez isso em Samoa e HvsV, onde ninguém conhecia essa estratégia e a ele tampouco. Agora, todo mundo conhece essa estratégia e sem contar que essas pessoas só procuram o Ídolo e se esquecem que existe uma tribo e que se elas se integrarem com os outros não precisarão do Ídolo. No caso de Christina e Stacey é até compreensível, pois as duas são mais velhas e automaticamente os alvos mais naturais para primeiras elminações. Porém, Christina ainda foi mais além ao dizer logo na apresentação de Coach que ele era um jogador temporário. E Stacey foi ainda mais além ao insistir no erro, pois ela procurou o Ídolo e não o encontrou na cara dela! Foi uma das procuras de Ídolo mais cômicas da historia, ao lado de Ralph achando um Ídolo catando pedras (??????) na temporada passada. Com isso, as duas acabaram se colocando na berlinda automaticamente, pois além disso não estão na aliança principal da tribo. Não me surpreenderia se ordem de eliminação na Upolu ser Christina e Stacey (o que pode ser uma boa para Semhar na RI). Sophie é outra que não me impressionou, mas deve crescer. Falou em russo com Coach, protagonizando uma das melhores cenas do episódio e já está de olho em Brandon. Parece ser esperta e caiu na aliança certa. Edna por enquanto me decepcionou ao se colocar ao lado de Coach, não pelo fato de estar com Ben Wade, mas por não ter o instinto de jogo que eu achava que ela teria. Por ora, ela realmente lembra mais Mick de Samoa, como ela disse em seu perfil pré-jogo. De resto, Rick, Mikayla e Albert me pareceram irrelevantes por ora.
  Quanto a Coach e Ozzy, por ora parece que o líder da Upolu saiu na frente após esse episódio. No início, após a recepção whatever, a agressão de Christina, a derrota no desafio e o fato de grupo todo (menos Edna) tê-lo isolado na saída do desafio inicial, a coisa parecia estar ruim para Coach. No acampamento, Coach fez o que tinha de fazer: começou a socializar com todo mundo, ajudar no trabalho de acampamento, ser um cara normal, não o Coach louco das temporadas anteriores. Depois de ganhar o desafio de Imunidade e contar com o apoio da aliança mais poderosa da tribo, por ora Coach me estar em bons lençóis, em uma situação SEMELHANTE a de Boston Rob na temporada passada, com todo mundo o encarando como uma espécie de líder. Ozzy, pelo contrário, começou bem, ganhando o desafio e ganhando o time ao elogiá-los durante o desafio na RI. Porém, Ozzy comete alguns erros repetidos de temporadas anteriores:

- Cair no conto das gostosas: se encantou com Semhar e firmou a aliança com Whitney e Elyse;
- Não perceber alguns sinais óbvios de perigo: Se eu fosse Ozzy, não gostaria de ter comigo alguém especialista em Survivor. Quando Cochran demonstrou ao longo de todo o episódio o quão era fã do show, pra mim (pra Boston Rob na temporada passada, por exemplo) ele seria uma ameaça. Daí ele resolveu eliminar o nerd pelo motivo errado: o fato dele ser fraco. Mas Ozzy não é esperto o suficiente para controlar esse tipo de situação, pois ele também não é esse tipo de pessoa. Ele é o cara que cata coquinho, nada como um golfinho e pensa no coletivo. Ou seja, Ozzy pensa no grupo e não individualmente. Por isso ele vai tomar decisões erradas e cair na mesma armadilha na qual ele caiu em Micronésia.

  Ainda por cima, com a eliminação de Semhar, uma possível aliada próxima, me parece que além de ter perdido o desafio me parece que ele aparentemente perdeu o controle do grupo.
  É isso, vamos ver se a temporada pega no breu. Vale lembrar que o início de RI foi fantástico, mas depois a temporada caiu no buraco e virou uma das piores da história. Prefiro um início OK e uma boa temporada. Acho que o elenco é bom e tem potencial para evoluir, apesar de ninguém ter me empolgado. Aguardemos.

TROFÉU PARVATI SHALLOW





  As inscrições continuam! Para facilitar, a regra de descontar 25% dos pontos do chute para o vencedor foi adiada para semana que vem. Ou seja, se você quer chutar o vencedor até semana que vem, ainda dá.

 As perguntas para semana que vem são as seguintes:

1- Quem vai ganhar essa temporada?
2- Quem vai ser eliminado essa semana?
3- Quem ganhará o desafio de Imunidade? Upolu ou Savaii (Bônus - 5 pts)?

Minhas respostas:

2- Christina (10 pts), Stacey (5 pts), Cochran (3 pts), Brandon (2 pts).
3- Savaii.     
   
 Ranking:

1- Gabriel e Caco - 0 pts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário