terça-feira, 1 de novembro de 2011

Negócio arriscado

- Nesse Ozzy eu confio!

  O último episódio foi todo em cima da Savaii, mais especificamente no conflito de Ozzy. Ir para a RI ou não, eis a questão? A edição deu pistas claras disso no episódio inteiro ao já mostrar o duelo da RI direto, sem declarações de ninguém antes do duelo. Vimos que Christine ganhou mais um duelo e se manteve invicta na Ilha (dando uma de Matt, pelo menos por ora). De certa forma, enquanto víamos uma Savaii preocupada, com Ozzy levantando a proposta de ir voluntariamente de ir a RI para Cochran, a Upolu JÁ tinha uma edição de vencedora. Coach reunindo o time, a galera junta achando o Ídolo (isto é, para Albert, Sophie e Coach era a segunda vez), Benji pondo todo mundo pra rezar junto. Ou seja, a edição mostrava um time com um líder fragilizado e desconfiado da possibilidade de vitória contra um time certo de que ganharia. Apesar disso, vale mais um parabéns para os responsáveis pelo desafio de Imunidade. Em meio a mediocridade que reina nesta temporada, os desafios tem sido muito bons e disputados. Espero que essa qualidade se mantenha após a Fusão, com os desafios individuais. Este desafio, por tudo que ele envolvia, era decisivo. Mesmo com as pistas claras da edição, o desafio foi emocionante. Para a Upolu, festa e um filme com Adam Sandler. Para a Savaii, a tensão do Conselho.
  Inicialmente, após o desafio, Ozzy perdeu novamente a cabeça e se esquece da promessa que havia feito a Cochran, entrando em consenso com a tribo de eliminar o nerd fraco. Porém, no dia seguinte, aterrorizado com Christine, Ozzy resolve novamente ir a RI voluntariamente e entregar o Ídolo a Cochran. A tribo não aceita de início, mas após o Conselho, com o cabeludo explicando por A + B o plano maluco, acata a sugestão de seu líder e o manda para a Ilha da Redenção.
  A ideia é péssima por três motivos:

1- Não se sabe se a Fusão será depois do próximo desafio da RI: Ninguém falou oficialmente isso. Fazer isso assumindo que a Fusão está próxima é um grande risco, pois se não for, Ozzy corre o risco ficar mais tempo na RI e perder mais um membro da Savaii se rolar um desafio de Imunidade na semana que vem. Eu me lembro de um caso clássico em Survivor Thailand onde (SE VOCÊ VIU ESTA TEMPORADA OU ESTÁ CURIOSO PRA SABER O CASO, PASSE O CURSOR POR CIMA DO TRECHO EM BRANCO) as tribos pensaram que a Fusão clássica ocorreria com 10 pessoas, porém logo antes do suposto desafio de Imunidade individual, Jeff explica que apesar de estarem na mesma praia (as duas tribos, Sook Jai e Chuay Gahn, já estavam juntas na mesma praia desde um banquete no dia anterior), a Fusão entre as tribos não aconteceria. Ou seja, Sook Jai e Chuay Gahn ainda eram tribos separadas, porém vivendo na mesma praia. A Fusão oficial de fato só ocorreu dois episódios depois.

2- Ele pode perder o desafio na RI: A edição de heroína construída pela edição é bastante forte, semelhante a Matt na temporada passada. Dependendo do tipo de desafio, Ozzy pode perder, por que ele se ache o herói fodão que irá salvar sua tribo.

3 - Entregar o Ídolo e confiar em Cochran: De todos os motivos, esse é o mais forte. Como você entrega uma arma poderosa ao ser maior inimigo? O cara que você declarou publicamente que queria eliminar? Por que não dá-lo a Keith, o cara mais fiel a ele no jogo? Até Jim ou Dawn à essa altura do campeonato seriam mais confiáveis. Assim ele perde a confiança de sua tribo, pois além de Cochran agora ter uma peça para salvá-lo, um dos cinco terá que rodar (Isso obviamente se a Fusão não rolar). Se a Fusão rolar e Ozzy vencer o duelo, Cochran pode não devolver o Ídolo se quiser e passar para o lado da Upolu. Ou se Cochran fosse esperto ele poderia usar esse Ídolo para manipulá-lo até o final e nunca devolver ao cabeludo. 

  Isso mostra porque Ozzy é um grande atleta mas péssimo no jogo Survivor, tanto na parte de estratégia quanto no social. Ouvi no podcast do Cesternino ele próprio dizer que Ozzy é o único jogador na história de Survivor que involuiu. Em South Pacific, Ozzy ratifica que é um jogador péssimo. A jogada pode até funcionar, ele ganhando na RI, volte na Fusão, Cochran devolva o Ídolo e consiga de fato desenvolver a função de agente duplo. Mas isso depende de muitos fatores externos para dar certo, é contar muito com a sorte e a idiotice dos outros. 
  Por outro lado, Cochran mostra que é um dos jogadores mais sortudos da história do jogo, pelo menos por ora. O nerd não fez nada demais para estabelecer a sua já construída fama de grande jogador. Ontem de certa forma até vimos isso quando ele não se defendeu quando Ozzy o atacou depois do desafio de Imunidade e contou com a loucura de Ozzy para se salvar. A imitação dele péssima de Dom Corleone me deu vergonha alheia. Eu acho que Cochran não terá culhões e tutano para pegar o Ídolo de Ozzy de vez e usá-lo para si. Até porque ele irá ficar mal com todos se fizer isso. A não ser que ele o use de forma inteligente, como a deusa Parvati em HvsV. É esperar para ver.
  Na Upolu, ao contrário do que eu imaginava, não houve nenhuma grande ruptura por ora. Com a localização do Ídolo, Coach resolveu um eventual problema com Brandon ao incluí-lo nos planos futuros. A tribo azul me parece unida e inquebrável para a Fusão. Eu vejo alguém da Savaii passando para o lado da Upolu (Cochran ou até Jim) mais facilmente do que Edna (por exemplo) passando para o time vermelho. Independente de quem vier da RI, se a Fusão vier no próximo episódio, a pessoa irá jogar com a Savaii. Christine já deu todas as indicações (com Ozzy assistindo inclusive) de que irá contra seus antigos companheiros de tribo. É possível que ela tente puxar alguém dos azuis, mas acho que não rola. Ainda acho que as divisões que eu indiquei no texto passado ainda rolam e os pontos de dúvida que eu apontei (Brandon, Edna, Jim e Cochran) podem decidir o futuro do jogo. Até lá podemos nos divertir vendo Ozzy desesperado em sua loucura. 

2 comentários:

  1. A jogada do Ozzy foi bastante surpreendente e divertida. Essas jogadas arriscadas estavam fazendo falta no Survivor, principalmente depois da ridícula última temporada.

    Torcendo pra que dê certo e o Ozzy continue. Pra mim essa jogada dele foi uma evolução. Burrice seria ele continuar confiando somente no seu "poder" físico e de provedor e a qualquer momento ser enganado e eliminado, como ocorreu em Fans x Favorits.

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu concordo com vc que em termos de entretenimento a jogada dele é divertida de se ver. Porém analisei a jogada no ponto de vista do estrategista (na visão do Ozzy). Depender muito dos outros num jogo desses é sempre arriscado. Foi essa a minha crítica.

    Obrigado pelo comentário e volte sempre!

    ResponderExcluir