quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A vingança do nerd

- Cochran e seus irmãos!

  Muita polêmica nessa semana no twitter e entre os fãs de Survivor nos EUA e aqui no Brasil. Cochran acertou ou não ao mudar de lado? Foi nisso que a edição do episódio se focou. Tudo: Ozzy e seu plano maluco, a Savaii, Dawn indecisa, Coach e a sólida (como já era de se esperar) Upolu... tudo isso acabou ficando em segundo plano graças a decisão que Cochran tomaria e que fatalmente mudaria os rumos do jogo.
  Eu fiquei surpreso e não surpreso ao mesmo tempo. Explico: ao mesmo tempo que não acreditava que Cochran teria coragem suficiente para se voltar contra a própria tribo, eu também achei que Cochran não suportaria a pressão de ter que encarar as famosas pedras. No final, acabou vencendo o medo de ele acabar sendo eliminado pelas pedras e a lealdade dele com a Savaii foi pro saco. 
  Acho que Cochran poderia ter feito melhor uso com o Ídolo, enganar a Upolu e tentar eliminar alguém da tribo azul na sorte, pra aí sim, depois, talvez mudar de lado. Apesar de achar que Cochran já estar numa situação muito ruim em termos de possibilidade de ganhar o jogo indepedente da decisão que ele tomasse, acho que a Upolu num eventual Júri ficaria muito menos irritada do que a Savaii. Por mais que Coach fosse ficar irritado com o nerd, tentar influenciar a galera do Júri para não votar nele, se Cochran fosse malandro e esperto o suficiente, ele poderia manipular a Upolu dizendo que foi um jogo e que ele fez isso por ele e pela Savaii, enfatizando que ele esteve por todas as grandes decisões do jogo (por mais que isso não fosse verdade), utilizando uma estratégia semelhante a que o vencedor ou vencedora de Survivor Vanuatu (para quem já viu a temporada Vanuatu, clique aqui) para o Conselho Tribal Final. 
  O grande erro de Cochran não está só no fato de ele ter mudado de lado ou não, mas em COMO ELE FEZ ISSO. Por isso eu acho que se ele ficasse com a Savaii, manipulando a Upolu como eu disse no início do parágrafo anterior, ele ficaria bem com a tribo vermelha e se ele fosse esperto, ele poderia fazer o controle de danos com a Upolu até a Final e ter alguma chance relativa de vitória. Até mesmo a Upolu poderia respeitá-lo mais pelo fato dele ter ficado com a tribo, enfim. Aí vem um bom argumento a favor da decisão de Cochran: no Final 6 ele seria um grande candidato a sair. Se ele fosse bom o suficiente, no Final 7 poderia puxar Jim e Dawn junto com ele e pegar o último restante da Upolu (que poderia ser qualquer, menos o Coach) e garantir no mínimo um Final 4. Ou ele poderia ter tido uma coragem ainda maior de ficar com o Ídolo pra ele e não devolver à Ozzy, mas reconheço que isso seria ainda pior para ele, pois roubar um Ídolo e ainda mais na cara de pau seria muito ruim pra ele. Como o Glaúcio falou na Survivor Downloads, ele tomou a decisão por medo, não porque ele é um grande jogador ou um grande estrategista. Mas para a edição é conveniente, pois Cochran é um herói perfeito: ele é um fã de Survivor, um representante da audiência no jogo como há muito tempo não se via. Ele tem algumas tiradas engraçadinhas, faz algumas imitações bizarras, demonstra seu grande conhecimento do jogo nos confessionários e Conselhos Tribais e ainda é um cara legal, bonzinho. Enfim, a jornada do herói descrita onde Cochran é protagonista é perfeita para um programa de TV.
  Quanto ao futuro de Cochran no jogo, eu acho que ele deve, a princípio, ficar no fundo nessa nova aliança de 7. Mas Coach e outros da aliança dele podem perceber o óbvio: num Júri possivelmente com maioria Savaii, levar Cochran para um Final 3 significa ter um adversário a menos. Parece que inclusive teria uma cena secreta de gente da Upolu prometendo Final 4 a Cochran. Eu ainda acho que na cabeça de Coach o Final 3 ideal é ele, Brandon e Edna. Mas Cochran é mais uma possibilidade interessante, pois é quase certo que o nerd não ganhe essa temporada, ainda mais com Benji a seu lado.  
  Dito isso, vamos falar onde a Savaii errou. E errou feio. Pois apesar de Keith ter desconfiado de Cochran, Ozzy resolveu jogar o Ídolo para salvar Whitney. Vou repetir o que eu coloquei que pra mim foi o maior risco que o Mogli da Savaii corria com sua jogada louca: 

3 - Entregar o Ídolo e confiar em Cochran: De todos os motivos, esse é o mais forte. Como você entrega uma arma poderosa ao ser maior inimigo? O cara que você declarou publicamente que queria eliminar? Por que não dá-lo a Keith, o cara mais fiel a ele no jogo? Até Jim ou Dawn à essa altura do campeonato seriam mais confiáveis. Assim ele perde a confiança de sua tribo, pois além de Cochran agora ter uma peça para salvá-lo, um dos cinco terá que rodar (Isso obviamente se a Fusão não rolar). Se a Fusão rolar e Ozzy vencer o duelo, Cochran pode não devolver o Ídolo se quiser e passar para o lado da Upolu. Ou se Cochran fosse esperto ele poderia usar esse Ídolo para manipulá-lo até o final e nunca devolver ao cabeludo. 

  Keith insistiu em fustigar Cochran. Por mais que eu considere Cochran fraco, eu entendo que em parte a decisão de votar com a Upolu foi uma vingança contra seus "companheiros". Como confiar a vida do seu jogo em alguém que visivelmente está sendo excluído por sua tribo? Por isso Ozzy errou ao pelo menos ter garantido a Cochran um Final 4 pelo menos. Cochran não foi em nenhum momento valorizado por sua tribo por ter feito o que fez. Achei a decisão de ter usado o Ídolo precipitada. Por que não esperar pelo movimento da Upolu? A Zapatera cometeu o mesmo erro na temporada passada. Dava pra desconfiar que Matt votaria com a Omelete. Assim como dava pra desconfiar que Cochran fatalmente votaria com a Upolu. Aí eu concordo com o Cesternino que disse que Ozzy quis fazer essa jogada pra aparecer e de certa forma para limpar a sua imagem muito arranhada após Survivor Fans vs Favorites. Foi uma jogada burra e sem nenhum plano B. Agora ele vai ter que depender de algum mole de Coach e da Upolu para voltar ao jogo e de seus bons desempenhos em desafios (vale lembrar que além de ter derrotado Christine na RI, ganhou a parte masculina no Desafio de Imunidade Individual).
  Por fim, achei estranho Dawn ter no início do episódio ter se mostrado tão amiga de Cochran, ameaçando até se juntar a ele no motim à Savaii para depois se mostrar 100% fiel a tribo. Isso remete a instabilidade emocional que ela já havia mostrado no segundo episódio. De certa forma, o fato de Dawn ser a personagem mais interessante reflete a falta absurda de qualidade dos personagens dessa temporada. É torcer para que a qualidade que tem faltado desde Samoa em termos de figuras novas no jogo volte na temporada seguinte.

Comentários aleatórios:


- Quem quiser rever quando as pedras foram usadas para desempate, em Survivor Marquesas CUIDADO SPOILERS PARA QUEM NÃO VIU SURVIVOR MARQUESAS!!!!! clique aqui.
- O título do post é inspirado no filme tosco, porém divertido A Vingança dos Nerds.



 É um filme legal, apesar de ser bastante datado. Vale a pena correr atrás.

- Foi legal ver Brandon defendendo Cochran do bullying de sua tribo. Ele ganhou muitos pontos com todos que o criticavam, mostrando um lado humano dele bem legal. Por isso eu acho que ele é uma das grandes figuras dessa temporada (PRA MIM!) ao lado de Stacey, por ser um cara mais humano e não um personagem pré-definido como a grande maioria da galera, embora não seja nada demais botando-o num contexto geral de personagens de Survivor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário