quarta-feira, 2 de maio de 2012

O que faz uma temporada ser boa?

Tarzan pelo menos faz a sua parte...

  Há tempos venho levantando a bola do risco que particularmente eu venho sentindo em relação a essa temporada: um marasmo total, com as mulheres carregando Kim num totem e dando 1 milhão de dólares numa chuva de dinheiro no palco na Reunion. Sim, estou exagerando, mas há duas temporadas atrás vimos isso com Boston Rob em praias nicaraguenses. Kim está com uma edição semelhante a Boston Rob e duvido muito que vejamos uma virada nesse cenário. Ou seja, faltando algumas semanas ainda para a Final, com vários acertos da produção e com elenco melhor do que as duas últimas temporadas, Survivor One World ameaça ir para o ralo.
  Sim, na minha opinião essa temporada, assim como as anteriores já pode ser uma decepção. Eu sei, todo mundo adora as mulheres nessa temporada... Bom, eu sempre tive uma opinião diferente da galera daí da comunidade, que só as mulheres prestam como jogadoras. Respeito, mas discordo. Quem viu a história do show, conferiu as 24 temporadas não pode negar pelo menos a importância de alguns jogadores homens também. Alguns eu também não gosto como Colby e Rupert, mas quem for se dar ao trabalho de observar com mais carinho e paciência vai ver que Sean Rector, Richard Hatch, Rob Cesternino, Chris Daugherty, John Carroll, Silas Ganther, Lex VanDanBerghe (só em Africa), Yul Kwon, Yau-Man (Fiji), Kenny (Gabon) e Ethan e outros são boas figuras e ou bons jogadores que também merecem reconhecimento. Dito isso, eu não olho pra sexo de jogador pra ser bom, mas bom jogador e/ou figura pra mim são aquelas pessoas que me divertem. Todo mundo odiou Philip e eu amei. Normal, faz parte, eu entendo, mas não são só as Parvatis e espertalhonas da vida que prestam.
  Dito isso, vou dar a minha opinião sobre as mulheres que restaram. Meu problema com a Kim não é com a pessoa ou a jogadora. Muito pelo contrário, acho ela ótima. Inegavelmente ela não me conquistou a ponto de me fazer torcer por ela rodadas a fio, mas reconheço que ela é boa. Não é fácil construir o que ela construiu sem ser uma retornante. Ela tem um charme de Parvati e um pressentimento para problemas e consertá-los da Sandra. Acho que inclusive como jogadora, ela é a única que presta no jogo e é a única que merece ganhar. Se eu vir alguma figura como Kat ou Christina ganhar com esse jogo que Kim está fazendo eu vou ficar puto. O domínio de Kim é tão assustador e brilhante que todas comemoraram as vitórias dela nos dois desafios de Imunidade!!! Sim, ela é foda e merece ganhar a sua coroa. Embora, porém, gostaria de ver ela jogando com uma galera que ao contrário dessas mulheres, quisesse jogar o jogo.
  Mas as outras como jogadoras não me demonstram em nenhum momento que vão aprontar alguma surpresa. Chelsea, a fiel seguidora de Kim, com certeza vai até a Final e é fraca demais para tentar alguma coisa, tanto que quase sucumbiu a pressão do jogo e quis entregar o jogo para Troy e Jay. Sabrina, que vinha sendo a minha torcida, é uma profunda decepção. Apática, sempre esperando o Kim vai fazer e ainda cometeu a burrice de falar para Christina no último episódio que ela seria votada, mas que ela não seria eliminada, ou seja, se queimando com um possível voto futuro. Kat, instável toda a vida, que resolveu aparecer só agora e que ainda não fez nada de relevante no jogo. Alicia, que na minha opinião apesar de ter uma sutileza de um elefante ("Christina é igual aos meus alunos, QI=0", detalhe, ela é professora de educação especial), é talvez a única que demonstrou algum talento como jogadora. Ela estava numa situação desfavorável no pré-switch, quando ela seria eliminada se não fosse a maluquice dos homens o Tribal maluco que fez Bill com tivesse sua tocha apagada, para ser a provável número 3, a frente das antigas favoritas de Salani pós-mistura, Sabrina e Kat. E ainda mais ela tem algum controle sobre Tarzan, pois agora ele vai continuando no jogo sob suas asas. Sim, ela é uma jogadora com potencial, mas eu não a suporto. Por fim, Christina e sua lerdeza, outra decepção. Teve a chance de mudar o jogo com o Troy duas vezes para depois eliminá-lo e não as aproveitou. Tanto que quando mudou de lado, já era tarde demais. Pra mim, esses são os motivos pelos quais não torço por nenhuma das mulheres. Tarzan, por outro lado, pela sua maluquice e bizarrices (embora nas últimas semanas esteja discreto) me conquistou e ainda acho que pelo fato de ser um homem e pelo fato das mulheres não o levarem a sério, se ele chegar a Final e não entregar o jogo como Philip fez em RI, podemos ver Tarzan ganhar, embora as chances disso acontecer é 0,000000000000000000000000000000001% 
  A temporada não está ruim por causa da produção. Burnett e seus amigos vem acertando em cheio nessa temporada, com a twist One World, com a mistura de tribos (apesar de achar que ela não mudou nada, mas vale pelo esforço), bons desafios (o desafio de Recompensa do último episódio é ótimo para criar cisões em uma aliança dominante, tanto que Kat acabou sendo vítima dessa armadilha, o Leilão, etc), o fim da RI e dos retornantes, e apesar dos pesares, a seleção de um elenco bem melhor do que das 2 últimas temporadas. 
  Pra finalizar, volto a pergunta título do post, o que faz uma temporada ser boa? Temporadas adoradas por todos como Heroes vs. Villains, Micronesia, China e The Amazon (fora as que eu também gosto como Marquesas, Fiji, Gabon, Vanuatu e Pearl Islands) foram caracterizadas pela imprevisibilidade. Ficamos acompanhando essas temporadas nervosos, sem saber o que ia acontecer. Dúvidas sobre o que os jogadores fariam pairavam sobre nossas cabeças a cada episódio. Não sinto isso nessa temporada. Sinto muito, mas o meu conceito de temporada boa não é ver um bando de mulheres celebrarem as vitórias de sua rainha a cada desafio. Depois de 24 temporadas, Survivor não pode e não deve ser um jogo do marasmo, da mesmice.  

P.S. Galera, foi mal pela falta de posts nessas últimas semanas. Estou finalizando a minha dissertação e sem tempo para escrever. Mas quando posso, sempre comentarei na comunidade e postarei meus pitacos sobre o show aqui. Obrigado pela compreensão a quem lê.  
     
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário