sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Twist, evacuação e até um blindside

DENISE ARRASA!

  Uma coisa com certeza que eu posso dizer sobre esse episódio é o seguinte: foi um dos mais movimentados dos últimos tempos. Vimos três grandes momentos do jogo em um só episódio. Não é todo dia que a gente vê uma twist, uma evacuação e um blindside em um mesmo episódio. Mas fiquei um com um sentimento indefinido: não amei, nem odiei o capítulo 5 da temporada. Sim, foi movimentado, mas não necessariamente satisfeito com a movimentação.
  Vimos inicialmente a Matsing reduzida a dois e destroçada. Malcolm e Denise imaginaram que talvez fosse rolar uma twist e resolveram se movimentar atrás do Ídolo, que foi achado pelo cabeludo. É difícil dizer que impacto isso terá no jogo a longo prazo, mas acho que qualquer um dos dois faria bom uso do Ídolo. Acho que Malcolm não precisará usá-lo até a Fusão, pois mesmo se a imbatível Tandang for para o CT, não acho que ele corra risco de eliminação. Porém a medida que o jogo for correndo, vai depender de como eles vão lidar com as amarras que eles criarão com as outras tribos. Acredito que eles tentarão jogar juntos a partir daí, mas eles terão que manobrar muito bem os obstáculos que começaram a aparecer no momento em que eles pegaram as bandanas amarela e vermelha.
  Depois veio a twist, com a Matsing sendo desfeita e Malcolm indo para uma tribo (Kalabaw) e Denise indo para os amarelos. Aí vem a minha crítica. Por que não misturar TOTALMENTE as tribos? A minha expectativa era ver as duas tribos, Kalabaw e Tandang no CT, balançadas. Com todo mundo misturado em duas tribos criaria-se uma maior complexidade em termos de alianças. Por exemplo, em Survivor Gabon (TUDO BEM, PODEM LER, SPOILERS LEVES), foi feito o seguinte: foi respondido um questionário pelas duas tribos para que as mesmas definissem os seus integrantes em ordem de importância. Daí, os integrantes que no final das contas fossem selecionados como os mais importantes fariam uma seleção de jogadores de forma alternada, ou seja: um da tribo Fang, outro da Kota. Melhor ainda, as escolhas poderiam ser alternadas, com o melhor da tribo 1 escolhendo alguém e esse alguém escolhendo outra pessoa de outra tribo. Como seria legal vermos uma tribo com Abi-Maria, Denise e Penner, por exemplo.  Isso faria com as pessoas tivessem múltiplas opções de aliança, criando um caos ainda maior principalmente na Fusão, mas ainda nos CT`s de cada tribo misturada. Enfim, achei que isso não muda em nada a dinâmica que já estamos vendo ser formada. Tudo bem, a Tandang, que parece que será a tribo majoritária na Fusão tem mais espaço para mudanças, mas se a produção pode fazer melhor, por que não? O que me leva a seguinte conclusão: a mudança serviu para beneficiar Malcolm e Denise, pois as duas tribos estão tão concentradas em suas políticas internas que não podem dispensar um voto fácil. É legal para nós que torcemos para a dupla restante da Matsing, mas será legal para a temporada como um todo? Mas acho que a produção pode estar sendo salva por um elenco que pode ser o melhor do show em algum tempo. Será que teremos uma Fusão imprevisível e cheia de reviravoltas ou mais um Pagoging chato e mala? Veremos.
  A Tandang continua mais ou menos na mesma. Continuamos vendo Pete dominando os amarelos, inclusive chamando Malcolm para a aliança. RC continua choramingando, reclamando que sofreu bullying e bláblá. Isolada e sem agir, de fato, ela vai ficar em uma posição muito frágil. E... bom, tivemos Malcolm se integrando com a tribo nova e feliz de comer alguma coisa. Além disso, não há nada de interessante para se falar da Tandang. Ah sim, eles ganharam a Imunidade e não foram para o CT.
  Entre os vermelhos, porém, os dias foram movimentados como nunca. Pra começo de conversa, tivemos a evacuação de Dana. É sempre triste ver gente deixando o jogo por motivos de saúde, ainda mais do jeito que a calopsita fêmea foi embora. Além da evacuação, porém, o jogo perdeu muito. Numa tribo com 6 pessoas, era óbvio que Denise fosse ir com os homens para ganhar os desafios e também pelo fato de que ninguém quer encarar uma pedra roxa. Tem uma coisa óbvia aí: os homens estão em maior número, três contra dois. Se Denise fosse com Dawson e Katie, teríamos um empate 3-3, com uma nova votação. Duvido que alguém dos dois lados se arriscaria a deixar a sua vida no jogo nas mãos da sorte. Se Dana estivesse lá, porém, acho que o Desafio de Imunidade seria mais equilibrado e mesmo com uma derrota dos vermelhos, a decisão de Denise seria muito mais difícil e dramática. Acho até que ela iria com as mulheres, mas ela teria uma maior liberdade de decisão, sem o fantasma da pedra roxa. Mas teríamos um episódio mais decisivo e impactante. O depoimento da morta-viva Katie diz tudo sobre isso, quando ela reclama que além de perder alguém querido, a saída de Dana é péssima para ela em relação ao futuro do jogo.
  Tivemos uma Imunidade disputada, com a Kalabaw perdendo e indo ao CT. Achei que seria Katie a eliminada, pois ela teve só um confessionário (até onde me lembre). Nesse episódio ela falou bastante. Porém acho que a vontade de Penner/Jeff pesou. Pelo lado de Penner, Dawson foi muito mal no Desafio. E aí vimos o show de erros de Dawson: provocar de forma idiota Jeff (que parecia estar inclinado a votar em Katie), sem usar essa informação de forma correta e útil e dar respostas no CT do tipo: "Minha função é ser a alegria do acampamento.". Sério? E porque não utilizar de forma correta e inteligente a informação sobre Kent? Por exemplo, puxar ele de lado e contar sobre isso e montar uma aliança com ele? Ou jogar logo a merda no ventilador, contar pra todos que ele é um jogador de beisebol famoso? Confrontá-lo diante do resto da tribo? Putz, eu apostava tanto nela. Achei que os poucos confessionários que ela deu foram bastante racionais. Minha tese para isso é o chamado dia ruim. Sabe aquele dia que a gente acorda e só faz besteira? Acho foi isso que aconteceu com Sarah Dawson. Junto com, obviamente, a ausência da rocha que pelo jeito segurava as mulheres, Dana (Sobre Sarah Dawson, leiam o último tópico dos comentários aleatórios). 
  Levantei a bola que na semana passada os vermelhos me pareciam mais estáveis em termos de alianças. E vimos isso entre os homens. Carter (só de escrever o nome dele já tenho sono), Jeff e Penner tem cara de ser uma aliança de Final 3, que vai longe no jogo ou rodará junta, inquebrável. O episódio os prejudicou em parte, pois eles acabaram sendo os vilões que eliminaram Sarah Dawson. Mas em parte, Jeff/Penner estão sem graça agora por dois fatores: 1- Pelo lado de Jeff, ele virou um lugar-tenente de Penner, o segundo da aliança. E isso é muito mal pra ele e é justamente o que a audiência em geral não quer: novatos seguindo os retornantes (embora eu acredite que no caso de Jeff, ele tenha algum plano por trás disso). 2- Pelo lado do Penner, tem um pouco a ver pelo fato de como esse formato de 2 ou 3 retornantes (valeu, Lauren) é péssimo para Survivor. É ruim para os novatos, que são eclipsados pelos retornantes tanto em termos de edição quanto em termos de jogo e é ruim para os retornantes, que acabam ficando numa zona de conforto. Se eles não fizerem nenhuma besteira, estão bem. Enfim, não há desafio. Por isso eu defendo a tese de que se eles quiserem voltar com Boston Rob, Russell Hantz, Parvati, Amanda, Ozzy e outros, que seja. Mas numa temporada All-Stars, onde aí sim, eles não estarão numa zona de conforto. Mas acho que na Fusão, com três Ídolos em jogo e dependendo do que acontecer, podemos ver os lados que gostamos em Penner e Jeff.

Comentários aleatórios:

- Tradução do que está escrito lá na imagem de abertura do post: "Terapeutas sexuais devem atuar bem".
- Algumas coisas sobre Abi-Maria:
1- Yau-Man no podcast do Cesternino na semana passada falou que conheceu Abi pessoalmente. Dá pra imaginar um encontro desse véio com a brasileira? Seria engraçado, com certeza.
2- Fato é que Abi é encarada como uma maluca nos EUA. Ninguém a vê como uma jogadora séria, e nos dois podcasts americanos que eu ouço (Cesternino e The Tribe), ela está sendo colocada na turma de Alicia e NaOnka. Embora a edição manipule (na TV eles já manipularam eleição presidencial, por que não um reality show?), não dá pra achar que eles tiraram essa edição do nada. Ela se encaixa nesse esteriótipo. Enfim, eu não sou fã da Abi e acho que não tenho que torcer por ela só porque ela é brasileira. Vou torcer por ela se render uma personagem interessante. Porém insisto: gosto do fator imprevisibilidade que ela traz ao show. 
3- NÃO É SPOILER, mas... Acho que pra mim Abi está tendo uma edição de desistente. Senão vejamos: ela está sentando em quase todos os desafios, inclusive levando uma chamada de Probst essa semana e ademais o fato dela ter xingado Dawson na Recompensa. E a edição está colocando-a como NaOnka em Nicarágua, ou seja, a maluca que não se importa com ninguém. Parece que estão preparando o terreno, explicando como ela futuramente desistirá do jogo. Não me surpreenderia de ver a brasileira abandonando.
- Comentei isso na comunidade... Skupin está bem bland, infelizmente, após um episódio 1 de vencedor. Acho que em parte ele não se encaixa mais nessa nova era do show, em que a comida vem fácil e que não precisa mais se matar para ir atrás do que enche a barriga... Em Australian, o show era focado em sobrevivência. Hoje o show mostra um jogo de estratégia. E combina com a sua estratégia inicial de ir com a tribo. É chato, porque gostei muito dele no primeiro episódio. Mas espero vê-lo mais, num CT da Tandang ou na Fusão.
- Desafios muito bons, tanto o de Imunidade, quanto o de Recompensa. O de Imunidade é um padrão, com a divisão clássica entre uma parte física e outra mais mental. Mas o de Recompensa, com direito a um confronto direto entre as pessoas? Não me lembro de ver um desafio como esse desde H vs V (se eu estiver errado aqui, por favor me corrijam). Os desafios dessa temporada estão muito bons, tanto em termos de formato quanto em termos de disputa.
- UPDATE! Ouvi o podcast do Cesternino com a entrevista de saída de Dawson e Dana. Em geral, quando uma pessoa vai mal no show, a entrevista confirma o quão ruim essa pessoa é. Mas essa foi muito boa. Resumindo: Sarah disse que a aliança das mulheres foi formada. Porém com o abandono de Dana, ela não conseguiu puxar Denise e Katie para a aliança, pois elas ficaram com medo das famigeradas pedras roxas.  Ou seja, já estava definido que ela sairia. Vendo que estava numa situação ruim, ela provocou Jeff Kent em relação as piadas com beisebol e fez aquele comentário ridículo no CT, para, segundo ela, sair por cima e com um momento memorável do show. Em relação a Kent, aliás, ela disse que falava com ele todo dia de como ela sabia sobre o segredo dele, mas não falou com ninguém, pois queria usar isso apenas a seu favor. Aí vai um parêntese: talvez ela devesse ter usado isso de alguma outra maneira, contando para Penner, Denise e Katie, para que eles mudassem de opinião sobre Jeff. Mas eu gostei bastante da entrevista, fez alguns comentários bastante interessantes sobre a tribo e para mim ficou claro que a evacuação de Dana prejudicou-a muito. Quem quiser ouvir a entrevista, ouça aqui. Ou seja, não tirei do nada que Sarah Dawson era boa. Até a edição antes do episódio, mesmo com 2 confessionários a mostrou bem.

TAR 21 - Episódio 3

  Enquanto Survivor tem uma temporada com um começo promissor, o TAR... Mais um episódio fraco, em que a produção errou ao separar as duplas em dois grupos na parte do trem, não estimulando as rivalidades que deveriam começar a ser estimuladas no U-Turn duplo. Resultado: a galera da frente não usou. Não tivemos a criação de um conflito necessário entre as duplas que perdurarão no jogo. A minha torcida, Natalie/Nadiya deu azar com o taxista e ficou para trás. Pelo menos não precisaram usar o Express Pass. Mas o final do episódio já valeu pela temporada inteira, onde vimos a sensacional disputa entre as loiras e Gary/Will. Após um show de incompetência do cara que dirigia o riquixá das meninas, Gary/Will sobreviveram mais uma vez (Gary/Will ainda deram mole e escolheram a dupla errada para retornar), embora as duas duplas sejam horrorosas. Fora Rob/Kelley gastando um U-Turn à toa retornando Gary/Will que estavam bem atrás... Enfim, um show de incompetência de todos os lados. Incompetência na seleção do cast, na elaboração de algumas provas e das equipes ruins e com pouco carisma. Vou acompanhar ainda porque pode melhorar, mas esse início tá bem desanimador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário