sábado, 5 de janeiro de 2013

Survivor: Panama Exile Island: A Melhor Aliança de Todos os Tempos da Última Semana

- Uma aliança do barulho, aprontando mil e uma confusões. De Mark Burnett... Casaya: Uma Aliança Muito Louca! Hoje, na Sessão da Tarde!




  A aliança mais louca e insana da história, a revelação de uma das mais carismáticas personagens do jogo, a aparição da Exile Island, um dos grandes atletas do jogo. Um elenco bom na sua maioria. Exile Island foi uma temporada legal, com bons conceitos em todos os aspectos do jogo.


SPOILERS PARA QUEM NÃO ACOMPANHOU A TEMPORADA!!!





  Survivor Panamá (ou Exile Island, como quiserem) foi uma temporada que continuou a série de mudanças que começaram a acontecer desde Survivor Palau. O Ídolo de Imunidade usado na temporada anterior em apenas um episódio virou um personagem definitivo do show. Nesta temporada foi reintroduzida (dessa vez durante todo o jogo, não em apenas um episódio como em Survivor Palau) a Ilha do Exílio, um lugar onde o pessoal foi exilado durante alguns dias da tribo em geral no período compreendido entre os Desafios de Recompensa e Imunidade. Confesso que ao ver essa temporada, embora não sinta falta dela nas edições atuais de Survivor, não sou fortemente contra ou a favor da Ilha do Exílio. Sim, ela tem coisas que eu talvez ache legais no aspecto de sobrevivência e até mesmo em relação ao jogo social (isolar a pessoa do resto de seus companheiros de tribo, gerando uma dinâmica interna social diferente ao longo do jogo), mas não acho que ela também faça falta. Não acho uma twist péssima, tampouco necessária. Mas a inovação que eu achei desnecessária e idiota foi a divisão em quatro tribos de quatro pessoas. Ela cria o seguinte problema óbvio: se uma tribo perder quatro desafios, acabou. Ainda mais com a divisão por sexo e idade. E os jogadores dentro dessas tribos ficam restritos a poucas opções de aliança, tornando o jogo mais previsível. A divisão é tão idiota que é desfeita (ainda bem!) no episódio seguinte, onde os 15 jogadores são divididos entre Casaya, La Mina e Bruce.
  A La Mina foi a tribo boazinha, onde todo mundo se entendeu bem e etc. Mas por incrível que pareça, ao contrário de tribos com esse perfil que me irritaram em outras edições, eu gostei deles. Já tinha gostado da La Mina quando assisti na primeira vez e confirmei a minha boa impressão agora. Eu gostei de Misty (tetando dar uma de Parvati pra cima dos homens mais jovens), do astronauta Dan e até mesmo de Nick (embora bland). Mas sobretudo gostei muito de Austin e Sally. Dois personagens carismáticos, legais, sem serem malas. Gostei da dinâmica de sofrimento e da inabilidade deles em pegar comida. Sim, tinha Ruth-Marie por lá, mas a La Mina me agradou bastante. O grande problema da La Mina em relação aos desafios foi o fato deles terem perdido a lança (Sally, falo com você) de pescar e começarem a perder desafios de Recompensa. E a ilha da La Mina parecia ter menos frutas que a da Casaya.
  Mas a grande protagonista da temporada sem dúvida é uma das minhas três tribos favoritas da história do show. O mais irônico da Casaya (como Mario Lanza diz no Funny 115) foi o fato dos próprios integrantes da tribo terem se selecionado! Shane, por exemplo, foi quem escolheu Courtney e ironicamente os dois brigaram quase o tempo todo durante o show. Tirando Melinda (que eu também gostei), a seleção da Casaya foi tão perfeita em termos de entretenimento e personagens interessantes que eu não me surpreenderia que daqui a 1000 anos alguém vai achar um tweet perdido dizendo que quem fez a seleção foi a produção. Desde Aras, passando por Courtney, Bobby Dawgsta e Shane e chegando até Cirie e Bruce (e até mesmo Danielle, argh!), a Casaya é uma delícia de se assistir. Uma pena, La Mina, mas ainda bem que vocês foram uma tribo ruim nos desafios. Sem a Casaya na maioria na Fusão, Exile Island não teria sido o que foi.
  Tivemos alguns momentos de destaque, além das brigas entre Courtney, Danielle e Shane (com Aras como participante ocasional). Tivemos a formação do mito, da Diva Cirie. Desde o começo tendo dificuldades para se adaptar a vida selvagem, Cirie superou tudo isso e terminou o show como a grande estrela da temporada e uma das personagens mais carismáticas. De medo de folhas (ela jurou num podcast que na verdade ela não tinha medo de folhas, mas no episódio 1 aparece ela falando que tinha medo de folhas textualmente) Cirie virou uma pescadora e uma construtora de fogueiras de mão cheia. Além disso, já observamos o seu talento estratégico, com forte influência nas eliminações de Tina e Courtney. Sim, boa parte disso foi construído pela edição, mas a personagem construída a partir disso é maravilhosa. Outro destaque dessa edição, quer queiram quer não, foi o atleta olímpico (ou piloto de aviões) Terry. O último homem restante da La Mina ganhou cinco Imunidades seguidas, fora outros desafios de Recompensa e os Desafios que a La Mina venceu na fase tribal em que ele foi fundamental. Eu sou um grande fã de esportes. Adoro ver futebol, basquete e beisebol... Amo Olimpíadas. Gosto muito de ver atletas se superando e quebrando recordes e ganhando medalhas. Dito isto, eu sou um fã de Terry nessa temporada por isso. Acho impressionante o fato dele estar no meio da loucura da Casaya e ainda assim conseguir ganhar todos aqueles desafios.
  Falando no último homem da La Mina, Terry e Aras desenvolveram uma das rivalidades mais legais de todos os tempos no jogo. Um provocando o outro o tempo inteiro, culminando com a Recompensa com a frase ótima de Aras: "Alguém chame uma whambulância! Terry está chorando!". A tirada foi tão boa que virou o nome do episódio. De novo, pra quem gosta de esporte, é muito maneiro ver dois rivais disputando cada prova com uma grande intensidade. Para eles valia mais do que o milhão de dólares e sim a vontade de derrubar um ao outro. Sinto falta dessas rivalidades em Survivor. E nesse sentido, Terry x Aras talvez seja Top 5.
  Aras foi um bom vencedor nessa temporada e foi o personagem que mais evoluiu no meu conceito (em relação a primeira vez que assisti Exile Island). Quando vi a temporada pela primeira vez, eu torci muito para que um dos três, Cirie, Terry e Shane ganhassem. E obviamente eu prestei mais atenção pelos jogadores pelos quais torci. Porém agora, reparando mais nas estratégias de cada um dos jogadores, Aras me agradou bastante. Ele errou mais até do que eu imaginei (o que me irritou em Aras na época foi o fato dele não me parecer um personagem humano, interessante), porém me pareceu bem mais agradável e simpático do que eu me lembrava. E sem contar que o jogo social dele foi ótimo (o fato dele ter uma jogadora como Cirie nas mãos durante o jogo diz muita coisa) a ponto dele ter sido alvo de eliminações algumas vezes devido a sequência de vitórias de Terry e conseguir se salvar. Dito isso, eu retiro minhas críticas a Aras em posts anteriores no orkut e aqui no blog.
   Por fim, Exile Island é uma boa temporada em termos de elenco. Em alguns momentos a coisa fica um pouco chata devido a sequência de derrotas da La Mina e a previsibilidade nas eliminações, bem como no início da Fusão, com as saídas de Nick, Austin e Sally. Não é uma temporada espetacular, mas me diverti muito revendo. Como o Mário disse aí no orkut, é uma temporada de meio de tabela. 


FALLEN COMRADES:

16 - Tina Scheer - A primeira vítima de Cirie Fields. Tina é uma first boot especial, devido as circunstâncias de sua participação em Survivor. Ela tinha sido escolhida para Survivor Guatemala, mas o seu filho Charlie morreu em acidente de carro e ela acabou não indo para a temporada maia. Depois Probst/Burnett a chamaram de novo para Panamá e ela aceitando o convite. Uma boa pessoa para voltar num Second Chances. Merece, sem dúvida.
15 - Melinda Hyder - Da série "Não sei por que eu gostei, mas gostei". Achei ela bem simpática, mas infelizmente foi para a tribo errada no momento errado.
14 - Misty Giles - TOP 10 de Survivors mais bonitas. Fácil. E ela tinha potencial para ser uma boa personagem, tentando dar uma de Parvati com os garotos da La Mina. Mas ser eliminada antes de Ruth-Marie na La Mina diz muito a respeito de seu jogo.




13 - Ruth-Marie Milliman - De onde tiraram essa mulher? Eu olhava pra ela e me perguntava se ela era uma personagem real. Ela tinha uma cara muito estranha... Seu rosto parecia estar derretendo com o calor do Panamá. Alguma coisa nela parecia estar fora do lugar. A palavra que melhor define ela é: tosca. Enfim, talvez o grande erro de seleção desse elenco, embora pareça ser uma figura agradável. P.S. Na Reunion, eu achei hilário quando ela reclamou que ela foi muito mais doce do que foi mostrada na TV. Na boa, Tia Ruth, essa foi demais.
12 - Bobby "Dawgsta" Mason - Esse é um grande personagem subestimado pelo fato de ter estado em apenas cinco episódios e ainda por cima numa tribo como a Casaya. Porém, Bobby em alguns poucos confessionários e principalmente no famigerado episódio da Casa de Charmin, onde ele e Bruce (WTF?!?) dormiram juntos num banheiro de madeira enchendo a cara com uma garrafa de vinho, em um dos momentos mais hilários (e também subestimados) da história do show. Bobby foi divertido, engraçado e marcante mesmo com pouco tempo de show. Além disso, Bobby era uma máquina nos Desafios. No final da Reunion, ele disse que ao contrário do que Cirie pensava, ele é surpreendentemente fofo. E além disso, parece ser um cara bem legal e é um grande fã de Survivor. Eu recomendo que vocês leiam (lá vou eu falar dele de novo, Mario Lanza) o post no Funny115 sobre Bobby Dawgsta aqui. Justa homenagem para um personagem que merece.




11 - Dan Berry - Segundo Austin em um confessionário, o homem que jogou com Neil Armstrong. Cara legal, gente boa, gostei bastante de Dan. Mais um pra série "Não sei porque gostei, mas gostei". Uma coisa legal de Dan, assim como de boa parte dos La Mina é o fato de deles parecerem muito autênticos, muito verdadeiros, a ponto de me fazerem gostar deles. A despedida de Dan dos La Mina foi um momento bastante legal da temporada.
10 - Nick Stanbury - Legal... Mas nada demais. Bem bland. Como Jeff e ele resumiram na Reunion, Nick foi o cara que estava com (muita) fome e que quase foi morto por um feijão mal cozido junto com Austin.
9 - Austin Carty - Cara legal, porém mais interessante do que o seu parceiro da La Mina. Gostei muito dos confessionários dele, ele me pareceu a versão de Aras na La Mina, um cara bem equilibrado e carismático. Fiquei feliz de vê-lo no Júri, mas infelizmente estava no lado errado dos números.
8 - Sally Schumann - Mais uma La Mina legal e carismática (e bem mais bonita que eu me lembrava). Na verdadeira concepção da palavra, Sally foi a sweetheart da La Mina, ao contrário da excessivamente  agressiva Misty.
7 - Bruce Kanegai - Outro personagem fantástico e subestimado (por mim, inclusive) da Casaya. Primeiro de tudo, o cara é um mestre sensei de karatê! Caraca, o cara é o Senhor Miyagi da vida real! Para um cara fanático por Karatê Kid como eu não tinha como não ser fã desse cara. Mas além disso Bruce foi um belo personagem por si mesmo. Antes de Coach ficar fazendo aquele tai-chi fajuto na praia, Bruce inventou o tai-chi em Survivor. Fora alguns outros momentos interessantes, como o porre com BobDawg, o seu famigerado jardim de pedras (zoado por Courtney) e a sua saudação irada para as pessoas toda a vez que ele entrava num Desafio. Sério, reparem nisso (ver figura abaixo). Uma pena que Senhor Kanegai tenha saído devido a razões médicas. 



   
      


6 - Courtney Marit - "Quem é a pessoa mais irritante da tribo?", perguntou Probst. "Courtney é a resposta correta", Episódio 11, Recompensa.
"Ela é um sonho para levar para o Final 2. Qualquer pode ganhar dela.", Shane, num confessionário, Episódio 10.
  Courtney... Pra começar, ela já tem uma daquelas profissões aleatórias (como antigo vendedor de carros - Brian Heidik, Thailand)... Ela é uma dançarina de fogo. Courtney tem um estilo totalmente hippie, com todo aquele discurso de paz e amor, lutar como irmãos e irmãs e blábláblá. Mesmo na pergunta do Júri no CTF, ela falou um blábláblá sobre como a experiência a havia modificado e fez um discurso muito louco sobre isso, arrancando risadas dos finalistas Aras e Danielle. Como Shane a definiu uma vez, Courtney lida com as coisas de uma forma passiva-agressiva, o que irrita as pessoas. Além disso, era uma sem-noção, falando besteiras e fazendo coisas que irritavam as pessoas sem que ela percebesse (Ex.: Quando Bruce está pra ser evacuado, Courtney começa a cantar pra ele. Ele pede para que ela pare, mas Courtney continua de qualquer maneira). Mas a dançarina de fogo se tornou uma das personagens mais hilárias da temporada. Pra quem gosta de humor não intencional, Courtney é uma ótima pedida. E assim como muitos personagens do seu estilo (exs.: Judd, Philip, Coach), os comentários sobre ela são tão engraçados quanto a própria personagem. Desde o agressivo Shane até o temperado Bruce, quase todo mundo (exceto por Danielle) falou mal de Courtney, dizendo que ela era uma louca. Courtney iniciou a tradição de personagens com esse nome em Survivor de nos fazer rir, de um modo ou de outro. Mas eu definitivamente não iria visitar o apartamentozinho de merda dela.





5 - Shane Powers - Será difícil de resumir Shane em algumas linhas, pois não acho que eu vá conseguir fazer justiça com um personagem tão espetacular e divertido como ele. A experiência de Shane é única dentro do show. Um cara que começou a fazer uma desintoxicação de cigarro em Survivor (a cena em que ele fuma numa Recompensa, aliás, é hilária, típica de Shane), depois pediu pra sair, pegou um banquinho de pensar (Eu adoro como ao longo da temporada todo mundo começa a falar desse banco do Shane como se fosse a coisa mais normal do mundo. Haha.). Shane é um dos meus 10 personagens favoritos do show. Poucas vezes eu ri tanto vendo Survivor como ele. De novo, recomendo mais um post do Funny115, em homenagem ao Shane (leiam aqui). Uma coisa que eu gostei de Shane foi a relação dele com o seu filho, Boston. Foi uma das melhores interações entre loved ones no show e a cena em que ele fica de joelhos ao ver Boston é comovente. Boston e Shane pareciam mais irmãos do que pai e filho. Um belo momento que adiciona ainda mais humanidade a seu personagem no show.

"Shane parece um personagem de desenho animado", Cirie.
"Meu Deus, eu vou tomar sorvete de chocolate em um minuto. UM MINUTO!", Shane após tomar um blindside no F5. Toda vez que eu vejo essa cena eu rio.
P.S. Shane deveria ser considerado na disputa de melhores expressões faciais no Júri junto com Eliza e Courtney Yates. Dêem uma olhada nos dois últimos episódios de Exile Island.
P.S. 2. Um dos melhores discursos de CTF. Parabéns Shane, você é foda!




4 - Cirie Fields - Quem lê meus comentários na comunidade do orkut sabe que eu sempre fui um grande fã de Cirie desde quando vi essa temporada, então não preciso me prolongar sobre ela aqui. Bom, já falei nos parágrafos anteriores sobre a trajetória dela no show. Ela tem um dos melhores arcos de transformação de personagem dentro de uma temporada. Como Shane a definiu bem, Cirie é uma gangster travestida de Oprah. Poderosa, porém esperta e manipuladora. E adorável.
 




3 - Terry Dietz - Eu sei que vocês da comunidade do orkut não gostam de personagens como Terry no show. Mas até mesmo vocês devem admitir que sem Terry a temporada não teria a metade da graça que teve. Fisicamente, seu jogo foi quase perfeito. Mas socialmente, ele errou algumas vezes. Até hoje não entendi o porquê dele não ter dado o Ídolo para salvar Danielle no F4. Assim Danielle ficaria comprometida com ele. Mas acho que Danielle o eliminaria no F2 de qualquer jeito. Já que voltaram com Colby e Ozzy, porque não dar uma chance para Terry? Acho que é um cara mais inteligente e esperto do que os dois que eu citei anteriormente (tudo bem que a Casaya o odiou pelo fato do cara ser um adversário, mas a La Mina o amou, então o social dele não deve ter sido tão ruim assim. Além disso, no CTF Shane chega a dizer que Terry era o único que merecia vencer.). Chamem logo o cara antes que ele fique velho demais, CBS!
2 - Danielle DiLorenzo - Eu falei anteriormente que alguns personagens subiram no meu conceito (Aras, Bruce), outros continuaram bem (Terry, Cirie, Shane) e mesmo alguns mais irrelevantes para a trama da temporada tem o meu apreço (Austin, Sally). Mas uma que eu não mudei a minha opinião negativa é Danielle. Putz, a mulher é um saco! Sem graça, sem carisma... Uma péssima personagem. Me irritou ainda mais o fato dela ter sido selecionada para H vs V depois de rever essa temporada. No meio da maravilhosa Casaya, até Melinda foi melhor do que Danielle. Shane deu a melhor definição sobre ela no CTF:

"Danielle, você é inútil no acampamento (algumas cenas da temporada mostram isso). A única hora em que você se motivava no acampamento era a hora de comer. Depois de 33 dias eu não sei nada sobre você (e nem eu, Gabriel, mesmo depois de H vs V). Só sei que não consegue completar frases coerentes. Você se contradiz o tempo todo e isso é uma droga."

  Perfeito, Shane. Eu não poderia ter dito melhor.

1 - Aras Baskauskas - Foi o personagem que mais evoluiu no meu conceito. Não que eu o ache o melhor do mundo, meu favorito (Cirie, Shane e Terry estão na frente dele no meu gosto), mas aprendi a apreciar bem mais a vitória dele. Carismático e tranquilo (na maior parte do tempo, vale ressaltar, pois Aras tem os seus momentos de explosão com o resto dos Casayas, com Bruce e Danielle), Aras teve em alguns momentos o alvo em suas costas e com a ajuda de Cirie acabou se salvando. Bom vencedor. Aras sai da triste lista de vencedores que eu desgosto mais depois dessa revisão de Survivor Exile Island.


TOP 5 VÍDEOS SURVIVOR PANAMÁ (OU EXILE ISLAND, TANTO FAZ!):

5 - Momento legal mostrando que Aras é humano... A briga do vencedor da temporada com Bruce:





4 - Shane fumando o seu primeiro cigarro após dias de desintoxicação...



 

3 - O momento que resume o que é a aliança dominante da Casaya... E a apresentação do banquinho de pensar de Shane:



2 - Esse momento poderia ser facilmente o número 1. Fácil. A noitada fracassada e inusitada de Bobby Dawgsta e Bruce Kanegai na Casa de Charmin:



1 - Toda vez que eu vejo esse momento eu rio... Shane toma um blindside... E ao invés de reclamar com todo mundo o que ele faz?





Comentários aleatórios:


- Pra começar agradeço ao Mario Pastore da comunidade do orkut Survivor Downloads pelo vídeo de Courtney. Obrigado pela ajuda não intencional, cara!
- Depois de ver essa temporada de novo, acho que Bruce teria sido um melhor retornante do que Russell Swan em Philippines. Pelo menos Probst/Burnett teriam alguém fazendo o papel de Coach com o tai-chi.
- Sim, eu adoraria ter posto nos vídeos o momento em que Shane ameaça Courtney de morte (shitty little apartment). Mas infelizmente não encontrei o vídeo. Esse seria o meu momento número 1. E me perdoem pela qualidade dos vídeos, mas infelizmente esse foi um dos poucos canais de vídeos que eu encontrei de Survivor disponíveis.
- A esposa de Terry... A mulher estava sendo mais estratégica que o próprio marido. O mais legal foi ver Shane falando dela nos confessionários dizendo que ela é mais competitiva que o marido.
- Como choveu nessa temporada. A galera reclamou da chuva em Philippines, mas em Panamá choveu bastante. Eu me lembro da cena em que Shane ainda era da tribo dos homens mais velhos e que ele está dando um confessionário e de repente cai um raio do lado dele. Shane toma um baita susto. E ainda teve o período em que Austin e Danielle passaram juntos no Exílio.
- Porque no show a La Mina vota em Dan Fuego e o nome que aparece na Wikipédia é Dan Berry?
- Uma cena engraçada na La Mina ocorreu quando Dan revela a seus companheiros de tribo que é na verdade astronauta ao invés de apenas engenheiro de foguetes. Quando Austin descobre, ele brinca: "A propósito, meu nome é John Grisham.". Bom momento de Austin.
- O Ídolo de Imunidade dessa temporada parecia um Gremlim. Acho que foi por isso que Terry não o deu para Danielle no F4. Ele queria ter um Gremlin em casa.
- Momento bem lembrado pelo Andrews: a visita de HB, o marido de Cirie também foi ótima. O cara virou escravo do acampamento e teve alguns comentários engraçados. HB é TOP 5 de loved ones pra mim.
- Fontes: Survivor Funny 115 e Survivor Moments (canal do Youtube).

Nenhum comentário:

Postar um comentário