sábado, 9 de março de 2013

Lealdade vs Força Física


Tata é o cara!


  Há alguns meses atrás, mais especificamente no ano passado, fiz um post falando sobre o episódio em que Sarah Dawson foi eliminada. Havia acontecido bastante coisa naquele capítulo, mas definitivamente não gostei do episódio (leiam aqui o post em questão). Dessa vez, agora em Caramoan, tivemos um episódio parecido. Tivemos uma evacuação, a recompensa no acampamento dos Veteranos (nos próximos parágrafos falarei dela com mais detalhe porque vale a pena), mais uma derrota dos Novatos e a eliminação de uma das participantes mais populares do show. Aqui, neste caso, gostei do episódio. Não foi excelente em termos de edição, mas foi bem melhor do que vimos nos dois últimos.
  Começando pelos Novatos, a situação aparentemente parecia que iria continuar a mesma. Com mais uma eventual derrota da tribo de calouros em uma Imunidade, a coisa ia ficar entre Reynold e Eddie. Os Novatos acabaram perdendo primeiro a Recompensa, com Shamar comemorando de forma ridícula uma vitória que não aconteceu e Philip contra-atacando de uma forma mais ridícula ainda. Ainda assim, mesmo com Shamar chantageando os colegas de aliança a darem arroz para ele para que o fuzileiro naval não desistisse e todos reclamando dele pelas costas, a situação parecia que não iria mudar. Quando de repente, o imponderável aconteceu. Alguns grãos de areia tiraram o gigante Shamar do jogo. O peso morto da tribo acabou finalmente saindo. Falando especificamente de Shamar, sim, acho que ele desempenhou bem o papel de fator de instabilidade na tribo. Mas não consegui me importar com ele (a ponto de gostar ou odiar) e definitivamente não sei o porquê (pode ter sido a edição, pode ter sido o fato de já termos equivalentes a ele nas últimas temporadas em que há uma repetição desse esteriótipo em caras como Philip e Artis, por exemplo, pode ser alguma outra coisa, ou uma junção de tudo isso). 
  A saída de Shamar foi péssima para duas pessoas: Laura, que acabou sendo a eliminada e Sherri, que visivelmente perdeu o poder de decisão que ela tinha na aliança. Shamar era importante para Laura, pois enquanto o fuzileiro era o mala da tribo e atraía toda a atenção para ele, ninguém notava a sua falta de habilidade nos Desafios. E para Sherri ele era importante pois além dele ser o Philip dela, ou seja, um dos caras que ela levaria para o F3 e que não ganharia votos, Shamar era mais um voto. E de certa forma, acredito que Matt e Michael não bateriam de frente contra a dona de franquia pois dentro dessa aliança de seis, eles estavam na minoria, com apenas dois votos (assumindo que Julia estivesse com Sherri e Laura, o que não dá pra saber graças a bendita edição). Laura inclusive admitiu na entrevista com Cesternino que de fato a saída de Shamar foi péssima para ela devido aos motivos que eu falei. Com Shamar fora, acabaram ocorrendo a série de eventos que resultaram na saída de Laura, que me deixou um bocado surpreso, confesso, logo que acabei de ver o episódio. Achei que a aliança seguiria com o plano e botaria um dos caras fortões pra fora. Porém, nesse aspecto, a edição foi competente e deu várias pistas claras ao longo do episódio, com confessionários indicando isso, especialmente um de Michael depois da Recompensa reclamando que não aguentava mais perder. 
 Sobre Laura, confesso que fiquei impressionado com a adoração messiânica que ela vem tendo da audiência brasileira e americana. Não vi absolutamente nada demais dela. Achei que ela teve alguns bons confessionários, enganou Reynold e Eddie de forma desnecessária no CT anterior e só (se alguém me der uma boa justificativa nos comentários eu a colocarei no início do meu próximo post, antes do texto. E quem acompanha este blog sabe que na grande esmagadora maioria das vezes, o que é prometido é cumprido!). Eu falei no meu Power Rankings da semana passada que ela me lembrava um pouco Eliza pelo jeito meio neurótico. Infelizmente ela teve pouco tempo para que eu mudasse a minha opinião sobre ela. Mas ela acabou sendo prejudicada pela série de derrotas do time e do que eu falei acima em relação a Shamar.
  Em relação ao dilema que foi o tema do episódio, tenho a seguinte opinião: Survivor é um jogo individual. Não falo especificamente apenas a partir da Fusão, mas desde o momento em que as pessoas chegam ao local de jogo. Sim, na primeira parte do jogo há a divisão em tribos e esses grupos de pessoas são forçados a conviver e competir por privilégios dentro da competição. Mas a essência de Survivor é o jogo individual. Por mais que uma pessoa seja  incompetente e afunde o sua tribo nos Desafios, a não ser que esta pessoa tenha uma auto-estima muito baixa ou queira desistir, não há como esta pedir pra sair. Ela vai querer se manter porque esta é a essência do jogo. E nesse sentido o nome Survivor é genial, pois ele resume o jogo. Dito isto, por mais que as pessoas percam nos desafios, acredito que elas devem pensar no que é melhor para elas do que para o time, pois no final das contas, só um pode ganhar o jogo. É claro que seria melhor que uma tribo com jogadores mais fortes é o ideal para não ir ao Conselho Tribal a cada três dias. Mas como Sherri disse perfeitamente no CT dos Novatos neste episódio, mesmo com Reynold e Eddie e sem Shamar, a tribo continua perdendo. Vitórias em Desafios dependem muito mais do que a combinação de caras fortes no mesmo time. Há uma junção de fatores, assim como no futebol, por exemplo, que levam tribos a serem vencedores. Se eu fosse um jogador de Survivor, eu pensaria sempre em mim, pois o jogo estimula isso. Como diria Sandrão, desde que não seja eu, por mim tudo bem. Por fim, acho que a decisão tomada pelos Novatos será ainda pior se acontecer uma mistura de tribos, pois não dá pra garantir que Reynold e Eddie se manterão fiéis aos companheiros de tribo, embora eu acredite que seria pior se os mesmos se aliassem aos Veteranos. No duelo proposto nesse episódio, na minha cabeça, Lealdade a minha aliança ganha sempre.
  Por isso acho que Sherri foi a grande derrotada desse episódio e Michael (principalmente) e Matt definitivamente ganham força. Ficou visível que Sherri foi contrária a essa decisão pelas declarações que ela deu no Conselho Tribal, principalmente aquela que ela falou que a tribo continuava ganhando mesmo com Reynold e Eddie. É mais fácil esta dupla conseguir puxar Reynold/Eddie para o seu lado do que Sherri e Julia. Aqui reside a falha na estratégia de Sherri. Ela deveria ter conseguido integrar os dois excluídos da tribo, mesmo com Shamar enchendo o saco de todos. E a estratégia dela acaba se virando contra a própria dona de franquia, pois ao mesmo tempo que Shamar desviava a atenção delas e era um voto a disposição, ele acabou fazendo com que ela fosse uma das vilãs junto com ele por associação. Agora Sherri vai precisar fazer um controle de danos e incluir a todos na tribo, mesmo que eles voltem para o Conselho Tribal. Pois aparentemente Michael e Matt estão fazendo isso com mais competência que ela. Disse principalmente em relação a Michael no início do parágrafo, pois ele foi o cara decisivo para a eliminação de Laura. Acho que se Michael não tivesse decidido a favor do barbudo este acabaria ficando isolado, reclamando da loira corcunda e um dos dois membros da aliança dos Cool Kids on The Block seria o eliminado. E acho que a edição desse episódio fez questão de enfatizar isso, pois Michael foi o grande protagonista dos Novatos nesse capítulo (com mais tempo de tela, confessionários, etc.), em detrimento de Sherri.
  Escrevi um caminhão de texto sobre os Novatos e mais uma vez temos pouco a dizer sobre os Veteranos, a não ser fato de Philip e Andrea serem os líderes da tribo (o primeiro o líder nos desafios e no acampamento e a segunda uma líder estratégica, pelo o que a edição vem mostrando) e todos felizes e contentes com a série de vitórias dos Veteranos, mesmo com algumas disputas internas mostradas nos capítulos anteriores (Andrea vs Corinne, Philip vs Brandon). É inegável que a produção vem preparando o terreno para a briga que veremos no episódio seguinte entre The Specialist e o The Conqueror (o que daria uma ótimo tema para uma luta de MMA, aliás). Esse é um velho truque da produção, em que eles mostram uma tribo feliz, tranquila, sem grandes conflitos até a grande briga... A bonança antes da tempestade. O fato da produção estar concentrando muito airtime em Philip (com muitas pessoas não gostando, com razão, embora eu me divirta muito com cada aparição do Specialist na tela) não me surpreende, pois a edição de Survivor vem fazendo o que vemos desde a temporada 19, no que eu chamo de fator Russell Hantz, onde eles põem um personagem que tenha um maior valor de entretenimento em destaque e as reações das pessoas ao redor dele. É interessante ver que Philip está tentando construir um espírito de tribo unida, mas como RC disse em sua entrevista ao Survivor Oz essa semana sobre o episódio, seria mais esperto ele fazer isso afastado dos outros membros de sua aliança. Ele ficaria bem com todos sem preocupar ninguém. Agora a aliança Stealth For Us perdeu o seu propósito, como a inimiga mortal de Abi-Maria observou bem nesse podcast.
  Mas tudo isso ficou em segundo plano quando os Veteranos ganharam a Recompensa e Tata virou o meu Favorito desta tribo. O baixinho botou pra quebrar: fez comida pra galera, arrumou o acampamento e ainda se deu bem com a mulherada. Não todo dia que você ganha beijos de três mulheres ao mesmo tempo. Ele parecia um cafetão filipino! Mas a escolhida dele foi Brenda. O clima definitivamente esquentou entre eles. Os dois dançaram e deram um abraço demorado. Só faltou um beijo! Bela escolha, aliás, Brenda é sem dúvida a mais bonita da tribo dos Veteranos. Só achei que esse momento acabou sendo muito corrido e com pouco destaque no episódio, mas ainda assim foi bastante divertido.
  O As long no orkut reclamou que achou o episódio muito lento. Eu gostei pelo fato do episódio de fato ter sido mais lento em relação aos anteriores e principalmente ter mostrado um pouco mais dos Novatos. Mas ainda acho que a edição está muito corrida. E o número excessivo de participantes (15 ainda no dia 10) acaba influindo nisso. A quantidade de coisas que aconteceram no episódio obrigaram a produção a caprichar um pouco mais na edição. Mas acho que essa temporada vai decolar de vez com uma mistura de tribos e principalmente com a Fusão. A união vista nestes episódios entre os Veteranos é falsa e frágil e acho que esses conflitos serão o ponto de partida para as maiores emoções da temporada.

Comentários aleatórios:

- Desafios usados em Cook Islands e Micronésia foram bons e bem disputados, com Philip mais uma vez sendo o destaque, principalmente na Imunidade. Apesar de Reynold ter ganho de Malcolm no primeiro desafio, nos últimos Phil tem levado a melhor sobre o Bradley Cooper da tribo dos Novatos. Gostei da volta da Recompensa, em grande estilo, com Tata.
- Sobre Tata, é engraçado reparar que como antigamente um cara como esse era amado e respeitado pelos Survivors. Mas agora com retornantes sabichões ele virou um alívio cômico. Na tribo dos Novatos a reação a ele seria outra. Por isso acho que por mais divertida que a presença dele tenha sido, seria mais interessante a aparição dele em uma temporada só com calouros.

POWER RANKINGS:

A situação dos Novatos está complicada. A desvantagem de três membros em relação aos Veteranos é grande. Por ora eles ocuparão as posições mais inferiores do ranking, mas vamos ver como a coisa vai evoluir principalmente com uma mistura de tribos.

15 - Brandon Hantz
Mais uma vez o ponho na última colocação. Me parece que pelo piti que deu no "Next time on... Survivor", agora a coisa ficará feia de vez para o lado do sobrinho de Russell. Mas será que os Veteranos serão tão radicais ao ponto de possivelmente abrir mão de uma Imunidade só para eliminá-lo como Brandon propôs fazer, a là Manono em One World? Veremos.
14 - Eddie Fox
Ainda ponho ele em último dos Novatos pois está na aliança minoritária e não é Reynold. Mas com a mistura de tribos pode se dar bem.
13 - Reynold Toepfer
Ótimo atleta, péssimo jogador de Survivor. Achei ridículo ele reclamar com Matt sobre a possibilidade do barbudo o estar enganando. Como assim? Se alguém te oferece uma possibilidade de salvação, você aceita e agradece o alguém até o CT. É o típico alpha male vaidoso que não sabe lidar com o fato de ser um excluído. Apesar de não ter sido totalmente errado, usar o Ídolo foi desnecessário, ainda mais em uma votação unânime, o que demonstra definitivamente que ele é um alienado da tribo e faz questão de ser.
12 - Julia Landauer
Me parece estar no fundo da aliança majoritária, mas é difícil dizer qualquer coisa mais apurada que isso com a edição que vem tendo.
11 - Sherri Biethman
Me parece que a vitória de um dos Fãs é improvável nesse momento. Com uma eventual twist e a perda de Shamar e Laura, ela corre grande risco de sair mais cedo que eu pensava. Precisa de um fantástico controle de danos e muita sorte para voltar ao jogo.
10 - Matt Bischoff
Me parece ter o melhor jogo social dessa tribo. Ele se entende bem com todo mundo. Me parece ser um dos caras que vai durar mais tempo dos Novatos.
9 - Michael Snow
O grande protagonista desse episódio. Gosto dele como jogador, assim como Sherri. Mas como os seus colegas de tribo, terá que fazer um grande esforço para ter chances reais de ganhar esse jogo.
8 - Corinne Kaplan
Apareceu mais se abraçando com Malcolm em fotos (que vi na comunidade Survivor Downloads postadas por Lauren) do que no episódio em si. 
7 - "Purple" Brenda Lowe
A mais nova namorada de Tata:


  É um dos casais mais lindos que eu vi na história de Survivor. Parabéns aos dois!

6 - Eric "The Silent One" Reichenbach
Ganhou um apelido maneiro.
5 - Andrea Boekle
De longe a participante mais mala dessa temporada. É inacreditável o fato dela realmente acreditar que ela é uma jogadora foda. Os confessionários dela são mais e mais arrogantes. A produção vem investindo nela como a grande vilã da temporada e nisso eles tem sido competentes.
4 - Dawn Meehan
A melhor expressão facial da temporada:




3 - Philip Sheppard
Mesmo com os apelidos e as maluquices, Philip vem jogando um jogo de FINALISTA. O fato dele estar se expondo sendo o líder da tribo faz com que as pessoas o queiram levar para a final de novo. Mas será que chegará dessa vez?  
2 - Malcolm Freeberg
Mais uma referência nerd, dessa vez a Senhor dos Aneis (Tata, o Gollum filipino). Definitivamente Malcolm é muito mais nerd e legal que Cochran.
1 - John Cochran
Continua com os confessionários mais racionais, continua sendo o narrador. A edição de Cochran é de vencedor. Se ele vai vencer de fato é outra história. Mas ainda não há como tirar o cara da liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário