segunda-feira, 22 de abril de 2013

É... Só que não.

Seria legal ver essa versão dos Três Amigos em Survivor!

  Caramoan apresentou nessa semana mais um bom episódio, principalmente no ponto de vista estratégico. A aliança dos alpha males (agora com o ótimo apelido de Three Amigos, nome inspirado no filme cujo pôster é a imagem de abertura desse post) derrubou a Stealth For Us e mandou o seu membro mais proeminente, Philip, para o Júri. Sem dúvida este foi um dos conselhos tribais mais movimentados e legais dos últimos anos, com Malcolm dando o seu Ídolo de Imunidade para Eddie e usando o outro que já tinha para se salvar do voto dos Stealth For Us. Além disso, Reynold já havia ganho a Imunidade, ou seja, os outros sete jogadores da aliança majoritária se viram sem opções para voto, a não ser em deles mesmo. A partir daí se viu gente falando e discutindo durante um CT, algo inédito (pelo menos do jeito que foi visto nesse episódio). Philip, entretanto, pediu que as pessoas seguissem o que havia sido planejado antes do CT e foi atendido. Foi vítima da promessa que Malcolm havia feito antes da votação, que disse que votaria no homem da cueca vermelha (ou rosa). Por fim, Philip foi embora, os números estão em 6 a 3 a favor da Stealth For Us (apesar de Erik ter votado com os Três Amigos nesse CT), porém os alpha males se salvaram pelo segundo CT consecutivo. E pergunto eu: o que isso muda no jogo? Ouvi um podcast do Cesternino nessa semana e ele e Stephen discutiram intensamente sobre o impacto desse voto no jogo a partir de agora. Eu concordo com o Stephen: por mais legal que esse malabarismo estratégico tenha sido, acho que nada deve mudar (a não ser que os Três Amigos continuem sendo competentes na Caça ao Tesouro dessa temporada).
  Primeiramente, acho que o principal problema dos Três Amigos é a falta de jogo social. Eu vinha ressaltando que esse era um problema que eu observava em Eddie e Reynold, mas acho que agora é patente que isso também faltou em Malcolm. O jogador que vimos em Philippines foi mais competente ao entrar numa Tandang aparentemente fechada e conseguir reverter números a seu favor. É claro que estamos falando de duas circunstâncias diferentes: a Tandang era uma tribo com apenas novatos (à exceção de Michael Skupin) e a Stealth For Us é composta por veteranos em sua maioria. Mas pelo o que vimos de depoimentos nos primeiros episódios, principalmente de figuras centrais na aliança como Philip e Andrea, elogiando o cabeludo e ressaltando o fato de confiarem nele, Malcolm já estava em boas graças com a aliança. Acho que de certa forma Malcolm acabou ficando muito preso a aliança com Corinne e com isso acabou se isolando da Stealth For Us. Com a twist ele acabou se aproximando de Eddie e Reynold e consolidou a sua posição fora da aliança. A aproximação com os Novatos seria uma boa se Malcolm continuasse a seguir o plano que aparentemente ele havia traçado no início da temporada, que era de jogar com os Stealth For Us, pois ganharia no minimo três votos numa final. Agora as chances dele chegar a Final são reduzidas, pois especialmente num mundo de Survivor pós-Russell, as pessoas as vezes se esquecem de um detalhe idiota, porém importante: é muito mais difícil de chegar numa final sem números. Por mais que você ache Ídolos, no caso de Malcolm, Eddie e Reynold, eles teriam que achar os amuletos nos próximos quatro ou cinco CT's, pelo menos. Isso é muito mais trabalhoso e arriscado do que jogar o jogo dos números. Sandra ganhou Survivor por duas vezes porque sempre jogou o jogo dos números. Essa é a grande falha no jogo de Malcolm nessa temporada. Ele confiou demais nos Ídolos e não pensou no social, que é o aspecto mais importante desse jogo. Se as pessoas confiam e acreditam em você, suas chances de permanecer no jogo E GANHAR são maiores. Assim como Eddie e Reynold fizeram na fase tribal, quando confiaram demais nos Ídolos e foram perdendo números no início do jogo.
  Com isso tudo falado no parágrafo anterior, as pessoas que estão no fundo da Stealth For Us, por mais que estejam no fundo, dificilmente mudarão de lado. Por que razão alguém como Brenda, por exemplo, passará para o lado dos Três Amigos sendo que os três nesse cenário são F3 garantido? E mesmo se ela trair a Stealth For Us e ir para o lado deles agora e chegar na Final, ela não ganhará, pois será vista como a traidora da aliança. Acho que as duas pessoas que estariam em uma boa situação para mudar de lado são Erik e Sherri. O primeiro porque não vem jogando praticamente e a segunda porque é uma fã e dificilmente seria vista como uma traidora num Júri de Favoritos de forma tão intensa quanto alguém como Brenda ou até Erik, já que ela não era dessa tribo desde o princípio. Mas mudar de lado nesse cenário onde os Três Amigos são os underdogs é difícil e arriscado. A não ser...
  Bom, há uma alternativa em que Brenda, Erik e Sherri se unissem e começassem a controlar os votos, mudando de alianças a cada CT. Por exemplo, esses três poderiam votar em Andrea nesta semana, depois em Reynold na semana que vem, depois em Cochran, de forma que eles teriam números para barganhar e dominar o jogo. Com isso, eles reverteriam o jogo a seu favor. Como já disse em alguns posts em Philippines (especialmente neste aqui), mais importante que ser swing vote numa votação e saber como lidar com isso daqui em diante. Mas não acho que nenhum dos três tem tutano e até condições de fato para fazer isso. E acho que para os três vale a máxima: "Melhor o diabo conhecido que o desconhecido". Como acreditar em caras que tem um laço tão forte entre si chegando em alguém como Brenda ou Cochran ou até Erik oferecendo um acordo de F3, por exemplo? Ponha-se no lugar deles, leitor. Você acreditaria nisso? Sim, a jogada de Malcolm e seus Amigos foi divertida e rendeu um ótimo CT, mas não DEVE ir além disso. 

Comentários aleatórios:

- Interessante a sub-aliança entre Brenda e Dawn. A dona de casa teve problemas com a sua dentadura (ou fixador, como quiserem) e ameaçou até a desistir do jogo se não a localizasse. Porém Brenda foi a heroína e salvou o aparelho de Dawn. Brenda deu até o confessionário (finalmente!) falando que ela não daria as costas para Dawn e vice-versa. No CT, Brenda sugeriu que Dawn votasse Andrea fora do jogo. Falando de como a estratégia de Malcolm de Caça ao Tesouro não é efetiva, momentos como esses fazem que Brenda seja uma pessoa mais confiável e socialmente mais aceitável para quem joga com ela. Acho que essa subaliança entre Brenda e Dawn no futuro pode fazer mais estrago que a maluquice de jogada dos Três Amigos.
- O que foi Philip com o seu trauma de água não querendo disputar a Imunidade? Não acho que ele teria alguma chance contra os touros Eddie (que estupidamente perdeu a prova porque jogou de qualquer jeito a última argola e acabou errando), Reynold e Malcolm. Mas como disse Cesternino em seu podcast, ele acabou sendo vítima dos deuses de Survivor, que condenam com mão pesada que não disputa desafios;
- Philip que teve uma saída muito digna apesar da eliminação em circunstâncias tão graves (Malcolm reclamando abertamente de seu jeitão militar, por exemplo). Isso mostra o quão há de exagero em determinadas pessoas que acham que o Specialist é culpado de tudo de ruim na temporada. Estou curiosíssimo para ver o Jurado Philip. As reações e a pergunta no CTF... Será divertido de ver (ou não). 

POWER RANKINGS:

9 - Malcolm Freeberg
Dentro da minha opinião que eu defendi no texto, acho que Malcolm é o grande alvo da Stealth For Us sem Philip. Se não ganhar a Imunidade ou não achar um Ídolo, tem grandes chances de rodar.
8 - Reynold Toepfer
É a grande ameaça a Imunidades no momento. Apesar das pessoas terem medo dele por isso, ainda vale a preocupação de Dawn e Andrea em relação ao cabeludo revelada há duas semanas atrás. Por isso eu acho que ele se mantém mais uma semana.
7 - Eddie Fox
É o menos ameaçador dos Amigos e tem um laço com Andrea. Deve continuar sendo um dos Survivors mais adolescentes da história do show pelo menos por mais um tempo.
6 - Erik Reichenbach
Acho que Erik não consegue entender a diferença dos conceitos de jogo de under the radar e off the radar. Under the radar é aquele não chama muita atenção, mas que se relaciona com as pessoas em um nível interpessoal (inclusive em termos de jogo). Já o off the radar é aquele que não faz nada, inclusive se relacionar com as pessoas. Ninguém fala ou confia num cara que fica quieto olhando apenas para os outros no fundo da classe sem falar nada.  
5 - Sherri Biethman
Sem Philip, ela vira uma agente livre, pois o Specialist foi o cara que a recrutou para a aliança. Ainda acho que ela não irá se juntar aos Amigos. Independentemente do que ela fará, não irá ganhar este jogo e duvido que chegará a Final.
4 - Andrea Boekle
É quem mais perdeu com a saída de Philip. Perdeu o seu aliado mais fiel e importante. Agora terá que depender da fidelidade de Dawn e Cochran para se manter.
3 - Brenda Lowe
Sobre o que eu falei a respeito de Erik, acho que Brenda se encaixa no conceito de under the radar. Mesmo com alguns minutos de confessionário, gosto mais dessa Brenda de Caramoan como jogadora. Menos "garganta" (falastrona) e mais silenciosa e efetiva. E olho na parceria dela com Dawn. Isso pode render frutos.
2 - Dawn Meehan
Se não desistir do jogo, está em uma boa posição para até ganhá-lo. O grande problema é que se ela continuar sendo uma chorona que mente descaradamente para os outros, isso pode se virar contra ela no Júri.
1 - John Cochran
Hoje (dia 22 de abril de 2012) a distância do jogo de Cochran para os outros é muito grande. Ele ainda está bem com todos os membros da aliança dominante e foi até procurando pelos rivais em uma Recompensa para se juntar a uma aliança.  

2 comentários:

  1. quando sai a season review das temporadas antigas ? adoro elas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, atwood (seria você parente de Ryan Atwood, do seriado The O.C?), tudo bem? Estou terminando de rever Fiji nesse final de semana (inclusive devo ver hoje a Finale e a Reunion) e provavelmente até o fim dessa semana escreverei o post. Com Caramoan em exibição e um bocado de coisas pra fazer na minha vida pessoal, infelizmente fica complicado de fazer esses posts com regularidade e principalmente com a qualidade que eu gosto de escrever e que vocês gostam de ler. Mas com o hiato, terão mais posts sobre as temporadas e algumas novidades em breve (se possível). Mas obrigado pela cobrança e pela lembrança. Abraços e volte sempre!

      Excluir