segunda-feira, 15 de abril de 2013

Stealth Only Four Us

Tradução: E se Stealth R Us é uma agência de verdade e Jeff Probst é o alvo?

  Depois do maluco e bizarro episódio dessa semana cheguei a uma conclusão: ao contrário do Philip pensa ou como Malcolm disse, não há nenhum grande mastermind por trás da Stealth R Us. Ao contrário de algumas alianças dominantes na história de Survivor que possuíam claramente um líder (exemplo óbvio em RI, Stealth For Us tinha Boston Rob), nessa as ações são divididas entre os seus membros. E quando digo sobre essa aliança falo do seu núcleo e potencial F4 composto por Cochran, Andrea, Philip e Dawn. Estes quatro, cada um da sua maneira, vem sendo responsáveis pelo sucesso dessa aliança (ou organização governamental de acordo com o nosso amigo Keanu Reeves ali em cima) ao longo do jogo.
  Cochran vem sendo desde o início da temporada o líder nos meus Power Rankings. Acho que ele vem sendo o cara dessa aliança que vem fazendo o jogo mais consistente, principalmente em relação ao social. Ao contrário de sua temporada original, ele não vem irritando ninguém pelo fato de ser um "inepto" em relação a qualquer atividade física. Além disso, ele já teve nessa temporada bons momentos estratégicos, quando, por exemplo, foi o principal responsável pela eliminação de Matt. Ele continua me irritando em muitos momentos, mas não como negar que o jogo do nerd evoluiu.
  Como já falei na semana passada, Dawn vem jogando de forma mais agressiva nessa temporada. Ela vem sendo a principal fonte de informações para a aliança. Ela conquista a confiança das pessoas pelo fato dela ser uma dona de casa legal, simpática e não ameaçadora. Pelo fato dela parecer estar triste o tempo, aos prantos, as pessoas acreditam mais nela. Acho que em parte isso faz parte da estratégia dela, mas também acredito que há verdade nisso, como já vimos em algumas temporadas com mulheres semelhantes e com a própria em sua temporada. Lisa na temporada passada apresentou esse mesmo conflito até quase a Final, logo não vejo nada de novo em ter uma jogadora como ela se comportando desse jeito agora. De qualquer modo, Dawn não só vem sendo uma ótima agente dupla (Andrea reconheceu isso num ótimo confessionário, não entendendo como surgiu essa nova Dawn a là Mata Hari), mas também vem dando os seus pitacos na parte estratégica, como vimos no último episódio, quando ela foi radicalmente contra a mudança de planos em relação ao voto do último CT (ironicamente, assim como Lisa tentou fazer em Philippines com o mesmo Malcolm). E acho que ela foi a voz ativa na eliminação de Julia, por mais até que a edição tenha feito questão de ressaltar que Corinne e Philip foram os responsáveis por aquela eliminação.
  Acho que de certa forma, três dos membros da Stealth R Us fazem jus ao nome "Stealth" da aliança. Andrea, Cochran e principalmente Dawn vem jogando de uma forma ou usando táticas que não chamam a atenção dos outros. Ironicamente o único que não segue o princípio da aliança é o cara que deu o nome a mesma, o Specialist. Ele irrita todo mundo e é o cara que chama a atenção dos opositores, que acabam querendo agir contra ele. Mas a despeito do ódio que muitos tenham contra ele, Philip tem uma função fundamental para a aliança. Sim, ele não vai ganhar, mas em todas as alianças que se formaram desde o início do jogo e que obtiveram sucesso sempre tem uma pessoa a qual é todos odeiam, a famosa "goat", que será carregada para a Final, mas que principalmente não chamará a atenção para os outros membros da aliança. Essa, aliás, é uma função que muitos esquecem do "goat", mas que também é importantíssima. Em geral, essas pessoas são muito boas em chegar ao final do jogo e desestabilizar (DE FORMA INTENCIONAL OU NÃO, EM GERAL NÃO) os adversários, fazendo-os cometerem erros. E tirando as questões pessoais, a jogada de Philip, ao longo do CT provocando Malcolm dizendo coisas do tipo: "Se vocês viram a minha temporada anterior, sabem que se nós suspeitamos que tal pessoa tenha o Ídolo, essa pessoa tem que ir", dentre outras, fazendo com que o cabeludo usasse o Ídolo de Reynold nele, induzindo Malcolm a cair em uma armadilha, foi genial. Pra quem não acompanha basquete, isso é o que galera que joga chama de "trash talk". E como Philip é um fã de basquete, não duvido que ele tenha pensado nisso ao brincar com a mente de Malcolm no CT. E por mais que você odeie Philip, por mais mala e chato que ele vem sendo, tem de se dar o braço a torcer reconhecendo que esta no mínimo foi uma boa jogada. O fato dele não ser um bom jogador não o impede de ter bons momentos ao longo da temporada. E acho que Philip tem alguns espasmos de bom jogo ao longo de sua trajetória em Survivor. Mas isso será tema para outro post.
  Por fim, chegamos a principal pessoa por trás das duas últimas eliminações da temporada. Andrea finalmente parece que vem aos poucos atingindo a redenção que tanto almejava, que é ser responsável por grandes jogadas em Survivor. E aqui tiro as minhas questões pessoais em relação a ela e dou o braço a torcer: mérito total dela em conquistar a confiança de Eddie e conseguir de forma brilhante a informação que precisava para entender a jogada do cabeludo. E graças a isso ela conseguiu convencer a aliança votar na aposta mais segura, que era em Michael. E no episódio anterior, ela foi decisiva na eliminação de Corinne. Ela parou de apenas gargantear que era uma boa jogadora e passou a agir como tal. Muito bom para a loira.
  Vamos a uma das grandes perguntas do episódio: Malcolm errou ao jogar o Ídolo de Reynold em si mesmo? Pra começo de conversa, um parentese antes da resposta: fiquei impressionado de ver Reynold dando o Ídolo a Malcolm. O mesmo cara arrogante que criou uma aliança de quatro que supostamente dominaria o jogo, só que sem números e que jogaria Survivor só achando Ídolos deu o seu Ídolo de Imunidade a outra pessoa. Isso prova o quão bom e perigoso Malcolm é como jogador. Respondendo a pergunta, não acho que Malcolm errou e confesso que torci demais pra que a jogada desse certo e Andrea fosse eliminada num blindside épico. Nesse caso acho que foi mais mérito de Philip de induzir o cabeludo ao usar o Ídolo. Achei que Malcolm sacou bem o que poderia ter acontecido. É, não deu certo, mas acho que ele ficaria se culpando pelo resto de vida se de fato ele fosse o alvo da jogada. O grande erro de Malcolm pra mim foi de ter confiado em Dawn, quando me parece visível o quão forte são os laços dela com os outros três do núcleo da Stealth R Us. Em relação a semana passada era visível que Dawn não havia seguido com o plano de Malcolm e Corinne. Porque confiar em uma pessoa que visivelmente tem laços com o lado inimigo? Pra um jogador como Malcolm esse é um erro imperdoável.
  O grande problema que eu vejo para Malcolm e seus amigos mudarem a situação no jogo é o fato dos números estarem acabando e o núcleo da Stealth For Us parecer mais e mais unido. A não ser que algo extraordinário aconteça, não me parece que quem está de fora ou no fundo da aliança terá alguma chance de mudar as coisas. Sim, há o Ídolo de Malcolm que pode salvá-lo por mais uma rodada. Mas as vezes vejo muitos jogadores caírem no erro de supervalorizar o poder do Ídolo. Ele te salvará uma vez, mas o mais importante é ter os números a seu lado. E isso os Novatos + Malcolm não tem. Vale lembrar que mesmo escapando de uma eliminação, ainda serão seis contra três. Acredito que Malcolm é um cara capaz de eventualmente mudar a cabeça de pessoas como Erik e Brenda para jogarem do seu lado. Mas acho que essa é uma batalha quase perdida. A única esperança para que as coisas de fato possam mudar nessa temporada é ver a aliança RI + SP que domina o jogo se quebrar. Por ora, não vejo isso acontecendo tão cedo.

Comentários aleatórios (& Momento Cartoon):

- Brenda ganhou uma Imunidade e... Não falou! Está dando pena de ver a cheerleader gostosona sem ter um confessionário sequer desde sei lá quando. Confesso que pela primeira vez torci por ela em Survivor, mas de nada adiantou ela ter ganho nada. O caso de Brenda é uma daquelas coisas que não tem uma explicação lógica. Edição ruim, machucado, a gente pensa em zilhões de fatores, mas não dá pra ter uma explicação lógica. E esse negócio de vê-la só em cenas secretas é muito escroto. É muita sacanagem dos produtores com a audiência que quer vê-la e com ela. Eu entenderia se ela fosse uma novata inexpressiva, mas bem ou mal, mesmo eu particularmente não sendo fã dela em sua temporada original, ela foi uma das estrelas de Nicarágua! Porque trazê-la se ela não aparece no show? E na boa, Probst, Burnett e Cia, cenas secretas não contam.


Brenda Lowe, a Charlie Brown de Survivor!

- Falando em desenhos animados, a Dawn chorando toda hora me lembro muito esse bicho aqui:


It´s a new Dawn!


- Confesso que achei engraçado Cochran zoando os Novatos com aquele papo ridículo de homens até o Final e blablabla. Achei mais engraçado ele falando dos homens se batendo com toalhas no banheiro.
- O romance de Andrea e Eddie é uma das coisas mais forçadas que eu vi em Survivor nos últimos tempos. Acredito que nenhum dos dois quer nada sério. Talvez Eddie que tem a libido de um adolescente de quinze anos queira dar umazinha com a loira para tirar onda com a sua turma de New Jersey, mas tirando isso, a edição desse negócio todo foi muito ridícula e deprimente. Desenvolvimento de personagens dessa temporada merece nota zero.

P.S. Essa semana sem Power Rankings. Mas semana que vem eles voltam, não se preocupem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário