sábado, 4 de maio de 2013

Survivor Fiji: A temporada que todos amam odiar




  Uma das temporadas mais odiadas pelos fãs e audiência geral, Fiji foi responsável por um dos índices mais baixos de audiência do programa, forçando a produção a fazer um movimento ousado, indo para a China na edição seguinte. O que aconteceu para que as pessoas odiassem tanto a temporada? O que Fiji tem de tão horrível para levar a audiência a tamanha ojeriza? E porque diabos eu sou tão fã dessa temporada?

SPOILERS PARA QUEM NÃO VIU A TEMPORADA!!!!




  Nas duas comunidades (fóruns) de internet que eu participo (a Survivor Downloads do orkut e a Previously on Survivor no facebook), Fiji é uma das temporadas sempre ranqueadas lá embaixo. Entre os Survivors, após ouvir entrevistas deles em diversos podcasts, Fiji é uma das piores temporadas. E obviamente Jeff Probst em seu ranking pessoal coloca Fiji lá embaixo (clique aqui para ler o texto). Eu, ao contrário de muita gente, entretanto, coloco Fiji em sétimo no meu ranking pessoal. 
  Por que diabos a audiência (inclusive nos ratings, onde Fiji atingiu alguns dos piores índices) não gosta da temporada? Acredito que essa explicação varia de acordo com o tipo de audiência. A audiência brasileira, com pouquíssimas exceções, assim como eu, começou a descobrir Survivor recentemente, a partir de temporadas como Gabon e Tocantins. A edição nessas temporadas já era mais focada na estratégia, embora em comparação as temporadas atuais, ainda tivesse um pouco de desenvolvimento de personagens. 
Não vou negar, Fiji tirando alguns grandes momentos como o blindside em Edgardo e Yau-Man usando o Ídolo para se salvar de uma eliminação quase certa (no F6, onde Stacy foi eliminada), não é uma temporada cheia de grandes movimentos estratégicos genais que nos deixam sem respirar. Graças a formatação da temporada, com a idiota twist "Ricos x Pobres", a coisa acabou ficando bastante previsível. É inegável que ter o mínimo de conforto em um lugar inóspito faz a diferença contra quem não tem nenhum. Isso fez a diferença nos Desafios, que cada vez mais estão mais físicos em Survivor. Quem estava na tribo dos ricos (Moto) estava mais descansado e principalmente mais bem alimentado. No futebol e nos esportes de alto rendimento em geral, há discussões gigantes a respeito de se adequar o calendário para que os atletas descansem mais e por consequência também melhore a qualidade dos espetáculos. Em Survivor, onde a maior parte das pessoas não é atleta, isso interfere ainda mais. E nota-se que em boa parte dos Desafios, a Ravu (pobres) perdeu por pouco. Até no jogo de memória, prova sem esforço físico, a Ravu perdeu. A desvantagem de não se ter comida e conforto é desumana num jogo como Survivor e isso foi determinante para que a Moto ganhasse quase todos os Desafios. Com essa previsibilidade de resultados, a ordem de eliminação acabou ficando um bocado evidente até a Fusão, mesmo com a mudança de tribos. A audiência brasileira é mais fã de temporadas onde há muitos lances estratégicos e brigas (Micronésia talvez seja um dos grandes exemplos de uma temporada assim). Logo, Fiji é uma temporada que de fato não agrada os fãs tupiniquins.
  Já nos EUA, acho que eles levam muito em consideração o quão o elenco é amigável. Australian é o maior exemplo disso, já que quase todos os americanos amam a segunda temporada do show devido a seu elenco composto em sua maioria por personagens simpáticos e heróicos como Colby e Tina (inclusive batendo Friends em audiência). Além da parte da estratégia previsível, acredito que os americanos não se identificaram de jeito nenhum com o elenco de Fiji. E eu tenho de confessar uma coisa: o elenco de Fiji não é legal. Pelo contrário, temos em Fiji uma racista (Lisi), quatro caras babacas que se acham (Os Four Horsemen), um cara que preferiu ficar com um carro a manter sua palavra (Dreamz) e uma mala que praticava bullying contra um nerd (Rocky). Não é um elenco de pessoas as quais você em princípio, se baseando pelo o que foi visto no show, seria amigo. De certa forma não é toa o fato de Yau-Man ser tão popular nos EUA. Ele foi uma das poucas referências morais dessa temporada (principalmente pela forma na qual ele se comportou em relação ao acordo com o carro). Isso, na minha opinião, para os americanos, foi bem ruim e por isso acho que muitos não gostam dessa temporada. 
  Além disso, acho que a temporada foi muito sacaneada pela própria produção, que pelo que me pareceu ficou perdida com a desistência de Melissa McNulty devido a ataques de pânico pouco tempo antes da temporada ser filmada. Graças a isso, Fiji é a única temporada sem ter um número par de participantes (19). O plano original para Fiji, segundo o que ouvi de alguns participantes em entrevistas era repetir o formato utilizado em Cook Islands para divisão de tribos (tribos separadas por etnias). Porém graças a desistência de Melissa, o planejamento da temporada foi para o espaço. Isso fica visível em coisas como o início da temporada, onde os 19 ficam juntos na mesma ilha e depois, um pouco antes da primeira Imunidade, as pessoas são divididas em duas tribos. Eu duvido que o planejamento inicial tenha sido de fazer a twist "Ricos x Pobres", mas eles acabaram decidindo por isso em cima da hora. Sylvia, inclusive, na minha opinião, acabou sendo prejudicada por isso pois ela acabou ficando sem tribos durante um tempo e acabou ficando sem raízes. Num jogo onde estabelecer confiança é fundamental, acho que a arquiteta acabou sendo vítima dessa decisão (além de obviamente ser uma mandona chata). Outra prova de como a produção não se planejou para a temporada foi a mais estúpida e idiota twist da história de Survivor.
  No início da Fusão, os integrantes da recém-formada Bula Bula foram disputar um Desafio de Imunidade. Porém, graças a alguma diarreia mental dos produtores, a tribo foi dividida em duas equipes. Uma das equipes ganhou a Imunidade e a outra composta por Stacy, Dreamz, Michelle, Mookie e Alex foi para o Conselho Tribal. Devido a isso, Michelle acabou sendo eliminada sem sequer ter a possibilidade de se defender. E mais: Michelle estava numa boa posição na aliança com Earl, Yau-Man e Cassandra (Earl em um dos confessionários do F6 reclama que Michelle deveria estar com ele). Independente de Michelle ser uma personagem que eu goste, essa twist foi absurda pelo fato dela sequer ter sido anunciada anteriormente e dela quebrar a ordem natural do jogo: Na Fusão, é uma tribo na hora da votação e não uma na hora do acampamento e duas para disputar uma não-ida do Conselho Tribal. Devido a decisões equivocadas como essas, Fiji é mal-vista pelo público. Foi uma temporada muito mal planejada.
  E vem aqui a pergunta de um milhão de dólares: Porque eu gosto tanto dessa temporada? 
  Pra começo de conversa, eu gosto demais desse elenco de Fiji. Acho que de certa forma, em parte por sorte e em parte por competência, a tentativa de selecionar um elenco com pessoas de diferentes etnias deu mais certo em Fiji do que em sua antecessora. Eu gosto do fato de ter personagens fantásticos como Yau-Man, Alex, Rocky e Dreamz numa mesma temporada, com tantas contradições. E acho que o elenco, mesmo com os erros da produção, se integrou muito bem e formou uma boa história, com momentos hilários e dramáticos interessantes. Pelo fato da temporada ter poucos momentos estratégicos, os editores investiram demais na parte de desenvolvimento de personagens. E isso é uma coisa que eu amo em Fiji. Você acaba conhecendo, salvo algumas exceções, se assistir com cuidado a temporada, a motivação de boa parte dos personagens. Você entende, por exemplo, o porquê de certa forma, Dreamz não ter cumprido o acordo com Yau, o fato de Cassandra ser tão odiada pelos jogadores (e por alguns até mais do que Dreamz), etc. A distribuição de momentos e de confessionários é muito boa e graças a isso, entendemos a motivação de cada personagem. 
  Fiji é caracterizada por dois de meus momentos favoritos da história de Survivor: o blindside épico em Edgardo (que até hoje é o meu favorito) e o famigerado acordo entre Dreamz e Yau-Man sobre o carro. O primeiro é espetacular. O episódio onde ele acontece, o episódio 10, é um dos meus favoritos da história de Survivor. A confusão gerada por Dreamz abrindo a boca sobre o Ídolo em posse dos Four Horsemen é incrível. Teve de tudo: Mookie passando o Ídolo para Alex, Stacy dizendo que não queria entrar na aliança porque estava com calor e sugerindo que todos votassem em Edgardo, evitando um efeito colateral devido a uma possível mudança de planos dos Four Horsemen. Mas o blindside foi mais incrível pelo fato de conhecermos e entendermos os personagens envolvidos. Os Four Horsemen eram arrogantes e prepotentes, achando que mesmo com menos números poderiam virar o jogo. Alex foi o maior exemplo, destilando auto-confiança excessivamente a cada comentário, como alguns dos grandes vilões de Survivor. Esse blindside foi construído ao longo da temporada, se observarmos bem e com cuidado os episódios. Dreamz sendo excluído na Moto desde o início, os outros Horsemen (Edgardo, Alex e Mookie) confiantes no fato de serem homens e fortes desde a mistura de tribos (se esquecendo de um detalhe idiota, que era o fato deles estrarem sem números)... É uma das minhas micro-histórias favoritas de Survivor. 
  Quanto ao dilema do carro, acho condenável o que Dreamz foi ao não dar o Colar a Yau, mas acho que existem considerações a se fazer em relação a isso:
1 - Considerando apenas o jogo, Yau-Man sabia muito bem o risco que corria ao oferecer o carro no acordo. Ele sabia que Dreamz poderia simplesmente não cumprí-lo, pois apenas a boa vontade e a ética moral de Dreamz eram as únicas garantias que ele tinha para cumprir o acordo. E Yau não fez aquilo por ele ser um cara bonzinho. Ele viu que o laço entre Earl, Dreamz e Cassandra era forte o suficiente para eliminá-lo no F4, por mais que Earl e Yau tivessem sido amigos durante o jogo. Não acho que Yau é totalmente coitado nesse caso. Acho que ele sabia exatamente o que estava fazendo e dentro do jogo, fez muito bem.
2 - Sim, eu acho a atitude de Dreamz condenável. Mas considerando o que eu falei no item 1 acima, digo que de certa forma, por mais que eu não concorde com ele, eu o entendo. Digo isso pelo fato dele não me parecer um sujeito ruim, mas sim confuso e capaz de tomar atitudes condenáveis (como trair a sua aliança e não cumprir o acordo com Yau) e ao mesmo tempo ingênuas (como aceitar o carro de Yau sem sequer pensar na encrenca na qual estava se metendo). E aqui eu peço para que assistam com atenção a edição de Dreamz ao longo do programa. Por mais bizarro que ele pareça ao longo da temporada, com algumas declarações e atitudes um tanto quanto diferentes, pra dizer o mínimo, a edição faz questão de enfatizar o passado de Dreamz em seus confessionários, época na qual ele era um morador de rua. Sim, ele tinha um filho e uma vida diferente, mas o que eu acho mais interessante antes de se julgar Dreamz como o maior canalha da história de Survivor é o fato de o quão recorrente e interessante do ponto de vista de história da temporada foi este dilema. Em algum momento da vida iremos ou já nos deparamos com um tipo de dilema desses na vida. Não acho que o programa quis aqui condenar Dreamz de antemão (até porque o Júri no CTF e o público na Reunion o condenaram depois), pelo contrário, é visível como Probst na Reunion ficou apaixonado por Dreamz pelo fato dele ser uma personalidade tão complexa. Vale também lembrar que Dreamz era novo na época do programa (25 anos) e acredito que deva ter tido o filho jovem também. Sim, foi uma atitude condenável, mas depois de acompanhar a história de Dreamz na temporada com atenção, a gente entende melhor o porquê.
  Por fim, acho que em termos de Desafios a temporada também foi bastante boa, com alguns deles se repetindo em temporadas seguintes (o de jogar bolas pra galera na lama é repetido em quase todas as temporadas agora). Não foram tão bons quanto na temporada anterior (Cook Islands é uma das melhores temporadas no quesito Desafios, sem dúvida), mas foram bastante divertidos. E depois desta quase tese de doutorado sobre Fiji, vamos ao nosso Fallen Comrades:

FALLEN CONRADES:

19 - Jessica DeBen - Tirando o fato de ser uma gostosinha genérica e morar na Califórnia (lugar de onde 90% dos Survivors hoje são selecionados), não vi nada demais para que ela figure em uma lista de favoritos para um Survivor Second Chances segundo Jeff Probst. Teve pouco tempo pra aparecer e deu o azar de ficar na Ravu dominada por Mookie e Rocky pré-twist.
18 - Erica Durousseau - Essa é uma personagem que poderia ter rendido bem se não tivesse sido eliminada tão cedo. Parecia estar irritada o tempo inteiro com tudo, era a típica mulher durona e brigona.
17 - Sylvia Kwan - Ah, Sylvia, a Arquiteta... Por causa de figuras como Sylvia que eu acho esse elenco de Fiji fantástico. Mandona e chata, Sylvia comandou a construção do resort tropical da Moto para a irritação de quase todo mundo e por causa disso não foi selecionada para nenhuma das tribos no dia 3 durante a primeira Imunidade. Ela ficou isolada na Ilha do Exílio até o dia 4 e na minha opinião acabou sendo prejudicada por isso (sim, ela era uma mala e seria eliminada de qualquer jeito, mas ela não teve a mesma quantidade de tempo para se relacionar com a tribo do que os outros). Irritante para os Survivors, adorável para mim, a audiência. Adorei cada minuto da experiência de Sylvia em Fiji. 




16 - Gary "Papa Smurf" Stritesky - Tirando a evacuação (provocada devido a múltiplas picadas de formiga!!!), o fato de ter ganho do jovem Anthony em uma Imunidade (aquela em que os Survivors deslizam sobre uma plataforma escorregadia e tem que arremessar bolas em uma cesta) e o apelido Papa Smurf, Gary é uma das poucas exceções nesse elenco de Fiji. Totalmente esquecível.
15 - Liliana Gomez - Definitivamente outra personagem irrelevante, ainda mais que Gary. Saiu, porém, num belo blindside orquestrado por Lisi e Stacy.
14 - Rita Verreos - Irritou a Ravu com o fato de falar sem parar e por isso foi eliminada. Ela tem uma carreira como participante de concursos de beleza. Mesmo aos 38 anos na época do show, ainda continua bastante bonita:




13 - Anthony Robinson - Mario Lanza o definiu muito bem em sua nova versão do Funny115: o Cochran negro. Sofreu com a sua insegurança e acabou sendo vítima de Mookie e principalmente de Rocky. Os ataques de Rocky provocando Anthony ao mesmo tempo que são engraçados por serem tão absurdos dão um pouco de pena. Eu gosto mais de Anthony em relação a Cochran, porém, pelo fato do primeiro não ter tentado ser uma coisa que ele não é no programa. Os confessionários dele em relação a Ravu pós-twist sobre os homens machos indo pegar lenha e ele tomando conta do fogo são demais.
12 - James "Rocky" Reid - Outro personagem fantástico de Fiji. Rocky me fez dar gargalhadas a cada minuto em Fiji. Poucas cenas introdutórias de um personagem em Survivor são tão bem selecionadas como a de Rocky tentando abrir a caixa jogada por Jeff Probst no mar de qualquer jeito no episódio 1. O impressionante é que para Rocky tudo era um drama, tudo virava grande motivo para discussão. Fora as brigas hilárias com Anthony, a rivalidade bizarra entre ele e Dreamz nas Imunidades, o fato de a cada dois ou três confessionários dar um berro ("AAAAAAAAAARGH!") e a entrada triunfal em uma Imunidade com o top de Rita. Na Reunion ele disse que assim como Shane em Panamá, ele também parou de fumar antes de ir para Fiji. Pessoal do d-tox gerando mais um bom personagem de Survivor.



    
11 - Lisette "Lisi" Linares - "Ela (Liliana) tem uma mente diabólica mexicana".
  Eu em geral sou bastante tolerante em relação as pessoas e suas atitudes em geral em Survivor. Na esmagadora maioria das vezes, quando vejo uma pessoa agir de uma maneira não muito legal na TV, acredito que o foi visto por nós, audiência, é uma versão do personagem com o qual a produção executiva queria nos mostrar. Exemplo: Eu não acho alguém como Abi-Maria uma pessoa ruim por ter perturbado meio mundo em Philippines. Pelo contrário, tenho plena consciência que Survivor é um jogo duro, complicado e que ficar num lugar isolado, longe dos confortos que normalmente temos em casa. Tenho plena consciência que isso pode mexer profundamente com a cabeça de algumas pessoas, fazendo até com que elas não se comportem de uma maneira na qual elas normalmente se comportam. Então, sim, eu sei que Abi-Maria é uma pessoa legal e ótima (como já demonstrou em vários lugares e sinceramente espero que ela volte ao programa), assim como alguns personagens vilões em suas temporadas que me parecem ser pessoas ótimas (ex.: John Carroll, em Marquesas). Porém, acho que algumas características são bastante reveladoras do caráter da pessoa, como o preconceito. E isso é uma das coisas que me incomodou demais em Lisi. Ela foi preconceituosa com Liliana e maldosa demais com Dreamz e Cassandra, tratando-os como inferiores de forma nefasta o tempo todo. Não foi à toa o fato dela ter sido votada pelos Four Horsemen na Ravu. Acho que até eles perceberam em parte (pois Lisi também ameaçou desistir do jogo em seu capítulo de saída) perceberam o quão desagradável ela foi. Eu gosto por vezes de personagens vilanescos em Survivor, mas gosto pelo fato deles claramente estarem montando um personagem, não revelando a sua verdadeira personalidade. Acho que Lisi e Colton são dois dos personagens que atingiram o meu limite de tolerância em Survivor. Eu não suporto ver esse nível de maldade real demais com outras pessoas. Sim, eles podem mudar e tal, Lisi pode não ser mais o que ela demonstrou em Fiji, mas isso é outra história. Estou avaliando Lisi durante o seu tempo em Survivor. E o que eu vi não me agradou. E acho ela bem pior do que Dreamz.
10 - Michelle Yi - No meio de um elenco que não dá pra chamar de amigável como falei acima, Michelle é uma feliz exceção. Ela é uma das personagens mais meigas e simpáticas de Survivor. Foi uma aliada fiel de Earl, até ser sacaneada pela twist no F10. 




9 - Edgardo Rivera - Dos Four Horsemen, é o meu menos favorito. Foi o fiel escudeiro de Alex ao longo do jogo e saiu em um dos melhores blindsides na história do show. Ele no FTC ainda irado com Dreamz e o blindside é impagável.




8 - Mookie Lee - Figuraça, e das boas. Mookie é o típico jovem que vai jogar Survivor e não faz praticamente a menor ideia do que foi fazer lá. Isso o fez um personagem tão memorável. A cena dele mexendo na bolsa de Yau-Man e contando para a tribo que o Sr.Chan havia escondido para a tribo junto com Alex é hilária. Outro que me fez rir demais ao longo de sua passagem em Survivor.




7 - Alex Angarita - Se pudesse listar um personagem absurdamente subestimado dessa temporada, eu diria Alex sem pensar. Ele é um dos meus vilões sem fama favoritos da história de Survivor. Maquiavélico, arrogante, estratégico, inteligente e obviamente odiável. Me impressionou em alguns momentos a capacidade de entender (na maior parte das vezes) como o jogo de Survivor funciona (como o fato de se irritar com o modo que Lisi e Stacy tratavam Dreamz e Cassandra, por exemplo, pois claro, Survivor é um jogo social em sua essência e os dois seriam votos os quais ele poderia usar no futuro) e como ele usou bem as suas habilidades de advogado para formar a sua persona como jogador de Survivor. Não tem como esquecer também a sua performance rídicula, mas dramaticamente fantástica no CTF, atacando ferozmente Cassandra. Second Chances pra Alex já!
6 - Stacy Kimball - Sempre me lembro de Stacy por duas coisas: 1- Como ela também tratou mal Dreamz e Cassandra (obviamente não chegando ao nível Lisi de maldade) e 2- Ela recusando entrar na aliança dos Four Horsemen dizendo que estava com calor, em uma das cenas mais hilárias dessa temporada.
5 - Kenward "Boo" Bernis - É um personagem interessante, apesar de não ser espetacular. É um membro de uma classe rara em Survivor, que são os alpha males irrelevantes que acabam chegando longe no jogo por não serem notados. Boo começou como o cara que se machucava toda hora na Moto pré-twist e se manteve despercebido ao longo do jogo, espertamente mudando de alianças depois da twist e se mantendo aliado a Moto pós-twist depois da Fusão, até ser derrotado pelo poderoso Yau-Man no F5. De fato, ele não é um personagem espetacular, mas acho que jogou muito bem. 
4 - Yau-Man Chan - A grande estrela de Fiji, a grande referência em uma temporada ruim para a audiência em geral dos EUA e mundial. Lembram-se da cena de introdução de Rocky na qual eu me referi acima? Instantes depois, quando todos tentaram abrir a caixa na força bruta, Yao-Ming (segundo Boo) abriu a caixa batendo um dos cantos em uma rocha na areia. De certa forma Yau-Man lembra os mentores tão presentes em histórias clássicas em nossa vida: mais velhos, mais experientes, mais maduros e não menos incapazes que os jovens. Yau-Man continua sendo um dos Survivors mais populares até hoje, sendo um dos mais ativos na internet, em comunidades no facebook, em podcasts, etc. Grande personagem, mas também um grande jogador (uma faceta que poucos lembram). A sacada do acordo com Dreamz foi genial em termos de jogo e é um dos melhores movimentos estratégicos da história de Survivor, apesar de não ter dado certo para ele (e olhem que não teve nada a ver com Ídolos de Imunidade!). E a grande percepção no F6 de sacar que poderia sair num blindside armado por Dreamz e Cassandra, usando o Ídolo foi outro grande movimento. "Todo mundo ama o Yau-Man" (Anthony Robinson, em entrevista para o Survivor Oz).



  
3 - Andria "Dreamz" Herd - Uma prova que serve pra mim, demonstrando que Dreamz não é tão mau assim (eu já não acho ele mau, só acho um cara confuso e meio perdido que tomou uma decisão errada, condenável) foi quando Boo fez uma pergunta a ele no FTC sobre se o ex-menino de rua já tinha aceitado o carro pensando que não cumpriria o acordo estabelecido entre ele e Yau. Dreamz respondeu que sim, mas sem a menor convicção. Quem viu Dreamz durante o Conselho Tribal no F4 aos prantos, em dúvida sobre que decisão tomar, sabe que Dreamz estava em dúvidas sobre se cumpriria o acordo ou não. E isso foi muito bem retratado na Finale, no CT no F4. Cada confessionário de Dreamz mostrava uma dúvida constante, um comportamento bastante contraditório, ora ele dizendo que tinha que ser um bom pai para o filho e que iria cumprir o acordo, ora ele dizendo que Yau o havia manipulado muito bem. E eu acredito que por mais que ele tenha disfarçado na Reunion, ele tenha sofrido demais com a repercussão daquilo tudo. E Jeff Probst, por mais que tenha odiado Fiji, entendeu muito bem Dreamz e disse que ele foi uma das poucas coisas relevantes da temporada junto com Yau e a história do acordo. Eu adoro esse momento de Fiji porque ele é  muito humano, como já falei acima. Dito tudo isso, gosto demais de Dreamz como personagem. Ele foi louco, instável, filosófico (falando em confessionários de como a vida na Moto era melhor daquela que ele tinha na rua), ingênuo, esperto e mala. É um personagem daqueles que mesmo não gostando, não é esquecido. Recomendo o exercício que propus em relação a minha lista de personagens favoritos com Boston Rob e Rupert: assistam Dreamz na temporada com atenção. E não, Dreamz não merece ser considerado o pior Survivor da história.    
2 - Cassandra Franklin - Ah, Cassandrinha. Minha namorada até hoje só viu Heroes vs Villains e a premiere de Micronesia comigo. Mas a única coisa de Survivor que virou algo que falamos costumeiramente foi a frase mais repetida por Cassandra: "AHAM, UHUM, I KNOW". Volta e meia nós falamos isso entre nós. Sempre com um sorriso no rosto, Cassandra sempre esteve disposta a jogar pesado e avançar na disputa. Mas ela acabou sendo under the radar demais, principalmente perto de Earl e foi vista com ódio pelo Júri. Além disso, não soube defender o seu jogo no CTF (veio com aquele blablabla de joguei com integridade, etc.). 
1 - Earl Cole - Pra mim, Fiji é uma temporada com muitos momentos e personagens subestimados e injustiçados. O jogador mais injustiçado e ignorado dessa temporada é o seu vencedor, Earl. Ele fez um grande jogo. Saiu de uma tribo que perdia todos os Desafios (sendo que foi um líder na Ravu, centro de todas as decisões), foi para a Moto, onde ajudou a conquistar os futuros aliados Boo e Stacy. Seus confessionários sempre espertos, boas lições de como jogar Survivor. E mais: foi o primeiro vencedor com votação unânime! E eu gosto dele também como personagem, tem momentos interessantes (discordo totalmente de Probst que diz que não o acha carismático). Earl é um grande vencedor para esta temporada e um dos meus favoritos.

TOP 5 VÍDEOS FIJI:

5 - Essa pergunta de Alex resume pra mim o quão bom foi o CTF de Fiji, um dos meus favoritos, com certeza...



4 - Essa cena de apresentação de Yau-Man é genial, como poucas em Survivor:



3 - FASTER, FASTER, FASTER, YAU-MAN, FASTER! Preciso dizer mais alguma coisa?



2 - O inesquecível acordo entre Dreamz e Yau-Man:



1 - O meu blindside favorito da história de Survivor: Adiós, Edgardo!




Comentários aleatórios:

- Uma coisa que não foi mostrada no show, mas muito comentada em algumas entrevistas foi a aliança secreta entre os negros. Anthony em sua entrevista no Survivor Oz relatou que durante o período em que os 19 survivors estavam juntos, Earl, Dreamz, Cassandra, Erica e Anthony se juntaram em uma aliança formal. E vale lembrar que o Final 3 foi composto totalmente por negros, algo inédito até hoje na história do show. Tem muito a ver com essa aliança secreta.
- Em outra entrevista, desta vez de Boo, há uma revelação interessante. Segundo ele, Dreamz teria dado o Colar de Imunidade antes do fatídico Conselho Tribal. Porém Yau recomendo que Dre fizesse aquele ato no Conselho Tribal, pois Yau alegou que seria melhor para o ex-morador de rua. 
- Recomendo mais uma vez o site Funny 115, com mais momentos sensacionais de Fiji na segunda versão da lista. Acho que Mario faz total justiça a temporada 14, escolhendo alguns momentos os quais eu nunca imaginei antes de ver a nova lista.
- Até onde me lembro, Fiji é talvez a única temporada sem prova dos loved ones. Uma prova definitiva de como realmente a produção executiva realmente odiou essa temporada. 

P.S. Como diz Mario Lanza, desculpem, eu não resisto a essa tomada:




Fontes: Funny 115, Canal do Youtube Survivor Memories.

2 comentários:

  1. Ai... ja tinha esquecido de FASTER, FASTER, FASTER, YAU-MAN, FASTER! lembro de ter reprisado a cena dezenas de vezes....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo, tudo bem? Pois é, essa é uma das cenas mais reprisadas de Fiji em geral. Acho que a Michelle é muito lembrada basicamente por essa cena. Não tinha como não colocá-la aqui na lista. Obrigado pela visita e volte sempre!

      Excluir