segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Survivor China: Uma experiência cultural



  Depois do fracasso de Fiji, Survivor resolveu que era a hora de usar um trunfo poderoso para recuperar a audiência perdida. Foi a primeira vez de um programa de TV americano gravado na China. O resultado: a audiência mais significativa do programa nos últimos anos e o "renascimento do show". O que eu acho disso tudo? Vejam nas próximas linhas.



  Confesso que quando vi China pela primeira vez não me senti tão impactado, ao contrário de boa parte das pessoas que conheço, que adoram a temporada. Não achei a dinâmica entre os personagens tão interessante, embora reconhecesse que alguns que saíram cedo tinham potencial para evoluir (Chicken, Dave), sei lá, não me empolguei com a temporada. Esperava que revendo-a agora eu me empolgaria mais, veria alguma coisa que não havia visto antes que me faria gostar da temporada. A impressão que estou tendo ao rever as temporadas é que basicamente estou confirmando o que eu senti da primeira vez: foi assim com Panamá, Cook Islands e Fiji. E novamente percebi isso com China.
  Uma coisa que me chamou positivamente a atenção logo de cara foi o cuidado durante toda a temporada, desde o primeiro take, em apresentar e mostrar ao telespectador que os Survivors estavam na China. Não em uma paisagem praiana genérica qualquer, mas sim em uma locação com vida própria. Desde Guatemala (em minha opinião) eu não percebi isso em Survivor. Acho que depois de China, só em Gabon e um pouquinho em Tocantins a locação atuou como personagem. Sim, tivemos a diva Courtney irritada com o monge, mas também tivemos Leslie demonstrando medo em adorar outros deuses, apesar do tremendo respeito demonstrado por ela pela cultura local. 
  A China esteve presente em diversas formas durante a temporada: no acampamento com a aquela estrutura onde se localizavam os Ídolos, na paisagem florestal, nas chuvas torrenciais e cruéis que mais uma vez incomodaram demais os Survivors. Uma coisa que eu adoro nesta temporada e na qual eu percebo a China vividamente são os Desafios. Na minha opinião, os Desafios desta temporada são os melhores da história do show. São os mais bem pensados e mais bem conectados com a locação. O quão legal foram os desafios da versão chinesa dos gladiadores, das comidas nojentas (fundamentais em qualquer boa temporada de Survivor), de se equilibrar em cima do dragão (vencido por Courtney) e da fantástica última Imunidade, de equilibrar as louças chinesas (inclusive repetido em H vs V)? Pra mim nenhuma temporada tem a qualidade dos Desafios que eu vi em Survivor China. Mesmo a parte estratégica do show acabou sendo atingida pela necessidade que os produtores sentiram em inserir a China no jogo: as pistas com o livro A Arte da Guerra, Ídolos escondidos no arco de entrada do acampamento, ou seja, bem na cara dos Survivors, em uma das melhores sacadas de localização de Ídolos de Imunidade. As Recompensas também cumpriram bem a função de mostrar a locação: uma família de pescadores locais ensinando os Survivors, as idas ao Templo Shaolin (onde foi "criado" o kung fu) e a Muralha da China, dentre outras... Enfim, mais que uma temporada de Survivor, a décima quinta edição do show foi uma experiência cultural. Poucas vezes vivenciamos a experiência do programa junto com os jogadores como nesta temporada.
  Porém, apesar disso tudo que eu falei no parágrafo anterior, uma coisa eu não gosto tanto nesta temporada, que é no fundo a essência do show: a dinâmica dos personagens. Gosto de comparar China nesse sentido a Guatemala, temporada que é muito parecida em destacar a locação, mas que sei lá porquê é bem menos valorizada (pelo menos pelo pessoal dos States). Acho a dinâmica de personagens de Guatemala é melhor que a de China. Mais uma vez, até na seleção de elenco achei que a produção teve um cuidado que quase nunca mais ela teve em edições posteriores. Vimos pessoas comuns, fugindo um pouco dos esteriótipos usados no programa (representantes de vendas, ex-jogadores de qualquer esporte, etc) nas últimas edições. Individualmente, não há o que reclamar de personagens como James, Courtney, Jean-Robert, Jaime (e para os fãs, Peih-Gee), fora alguns secundários como Erik e Frosti. Ainda tivemos em Todd um daqueles vencedores que são unanimidade com toda justiça. Fora alguns momentos épicos, como James indo para o Júri com dois Ídolos no bolso, Jaime e Peih-Gee em uma atuação digna de Oscar entregando a Imunidade para se livrarem de Aaron, os romances entre Frosti e Courtney (um dos mais inusitados da história do show) e Erik e Jaime, fora tudo o que eu falei no início do texto. Mas achei que principalmente no início e um pouco depois da Fusão a coisa toda acabou ficando meio previsível, depois das eliminações de Jean-Robert e James.
  Gosto de notar que para salvar a sua pele, a produção executiva do show resolveu voltar as suas origens, onde os protagonistas do show mais do que nunca foram a locação e o elenco. Nada de twists mirabolantes, retornantes... Só uma boa e nova locação, com os elementos do show se integrando bem a ela e um bom elenco de novatos. Enfim, a essência de Survivor está retratada em China e por mais críticas que eu tenha a fazer em relação a esta temporada, ela está longe de ser ruim. Em meu comentário sobre Survivor Borneo, ressaltei como a temporada me parecia ter um andamento de documentário pra mim e como isso me incomodou em muitos momentos. Acho que dessa vez, com mais maturidade, a produção introduziu bem esse viés documental em China e pra mim daí vem alguns dos grandes momentos dessa temporada, ligados a Recompensas e Desafios como falei antes. Eu falei no POS (Previously on Survivor, grupo de Survivor no Facebook), China e Marquesas são duas das temporadas que os produtores deveriam assistir antes de planejarem futuras temporadas.
  Vamos ao Fallen Comrades:

FALLEN COMRADES:

16 - Steve "Chicken" Morris - Talvez a mais famosa first boot da história do show (se não uma das mais famosas). Como se esquecer do DAYUM! Ele ficou revoltado ao ser o primeiro eliminado na Zhan Hu, embora tenha em parte sepultado a própria cova ficando isolado do núcleo da tribo, mais jovem. Acredito que é um dos personagens que se tivesse tido vida mais longa, seria mais interessante. Além da cena do DAYUM! (muito bem retratada no Funny 115, cliquem aqui para ler), há uma outra cena que eu gostei de Chicken: ele discutindo com Peih-Gee, pois ela queria que ele ajudasse dando sugestões relevantes de como montar o abrigo e ele só respondendo: "Eu acho que temos de fazer o que todo mundo acha que deve ser feito".



             
15 - Ashley Massaro - A lutadora de WWE (o que aqui no Brasil há muitos anos atrás foi chamado de tele-catch o como é chamado popularmente de telekéti) que pousou para a Playboy foi um personagem irrelevante da temporada. Reclamou demais das condições ambientais e acabou sendo vítima da liderança inspiradora de Dave.
14 - Leslie Nease - Ela poderia ter sido mais uma da galeria: "Quarentonas com conflitos emocionais dentro do jogo" integrado por algumas outras participantes do show. Leslie teve dificuldades de receber as bênçãos dos monges do templo chinês no início do jogo e acabou se dando bem com os cristãos da tribo adversária, Erik e Jaime. Uma pena para ela que o social com a sua própria tribo foi muito ruim e ela acabou sendo eliminada por confraternizar demais com o inimigo.
13 - Dave Cruiser - Ah, Dave... Que figura. O mais hilário é que quando se falou inicialmente da possibilidade dele liderar a tribo ele ficou hesitante. Mas depois disso ele ficou tão cego pelo poder que virou maníaco por controle, enchendo o saco de todo mundo. Mesmo Peih-Gee, outra "control freak" ficou de saco cheio dele na Zhan Hu. O momento mais marcante de Dave para mim foi ele disputando a Imunidade nu pela Zhan Hu em Desafio em que os integrantes de uma tribo tinham que derrubar os da outra tribo na água. Ele se transformou num babaca prepotente e tão fora de si que acabou virando um personagem interessante para mim. Dave é um dos personagens subestimados desta temporada e que valem a pena ser apreciados ao se rever China.
12 - Aaron Reiseberger - Sem dúvida a grande vítima da twist. Antes ele estava em uma posição confortável na Fei Long, em uma aliança com Todd e Amanda. Além disso ele era um líder amado e respeitado por sua tribo, ao contrário de Dave. Tudo bem que a Fei Long esteve quase imbatível durante o seu mandato, mas até a twist fato era que Aaron era o cara da tribo ao lado de James. Depois da twist ele acabou sendo vítima das cruéis Jaime e Peih-Gee, na melhor entrega de Desafio da história. Como personagem, entretanto, irrelevante para a temporada.
11 - Sherea Lloyd - Outra personagem bastante irrelevante da temporada. Se destacou pelo fato de ir bem nos Desafios (ela era muito forte), pelas suas brigas hilárias com Dave e por ser bem preguiçosa.
10 - Jaime Dugan - Esta foi a personagem que mais me chamou a atenção nesta segunda vez ao ver China. Mario Lanza escreveu este texto aqui na nova versão e este me chamou a atenção para Jaime. Muito se dá valor aqui no Brasil a Peih-Gee desta dupla, mas pouco se fala no papel importante que Jaime teve em muito do que aconteceu na Zhan Hu em relação a entrega da Imunidade para eliminar Aaron e quão divertida Jaime foi como personagem. A atuação dela na Imunidade foi tão engraçada  Engraçada, divertida, inteligente e bonita... Deu pra entender o porquê do até então virgem Erik ter se apaixonado pela loira sulista e não ter largado dela depois. Sem falar que Jaime não era uma má jogadora, tampouco. Todd reconheceu isso ao eliminá-la e eu concordo com ele: de fato Jaime era a cabeça da Zhan Hu. Sim, muita gente vai discordar e dizer que era a Peih-Gee, mas eu discordo. A loira é uma personagem e jogadora que merece mais carinho dos fãs.




9 - Jean-Robert Bellande - Eu virei fã de Jean-Robert vendo-o pela segunda vez. De fato J.R. virou um dos meus favoritos dessa temporada. Eu sei que muita gente torce o nariz para ele, mas eu sempre digo que o problema de certas pessoas ao verem Survivor é levar o jogo a sério demais. Sim, provavelmente seria um saco conviver com o cara no dia-a-dia. E ainda mais que o cara é antagonista de uma das personagens mais amadas desta temporada, Courtney. Mas Jean-Robert me fez rir inúmeras vezes. Como não gostar de um personagem assim? O mais hilário é que ele me lembra o Jazz do seriado "Um Maluco no Pedaço", que em um capítulo vivia dizendo sempre que todas as cagadas que ele fazia "eram parte do plano". Ele brigava com Courtney, irritava a todo mundo no acampamento... Nem no episódio em que pescadores vão ajudar a galera no acampamento, e J.R. por falar mandarim foi o responsável por se comunicar com eles... Apesar disso, Jean-Robert ainda foi sacaneado pela Fei Long. E o blindside nele acima de tudo foi mais válido por ter sido hilário do que surpreendente.



8 - Michael "Frosti" Zernow - Frosti é uma daquelas figuras que marcam em uma temporada como essa não por serem grandes personagens ou jogadores, mas por serem pessoas comuns e legais. Foi um cara divertido e nada mais, mas que é um tipo de figura importante para uma boa temporada de Survivor. Em uma era atual em que vemos Survivors exagerados ou inexpressivos, caras como Frosti e Erik fazem um importante meio-de-campo com a audiência. E ele foi protagonista no "romance" mais bizarro da temporada com a Courtney.
7 - James Clement - Aqui no Brasil James é um personagem que levanta polêmica quando é citado. Eu particularmente sempre gostei dele, mas as pessoas aqui odeiam ele porque ele é um alpha male. O mais hilário é que eu discordo disso radicalmente, a não ser em H vs V, mas falaremos mais disso quando chegarmos lá. Aqui em China, Aaron era o alpha male da Fei Long. James era só um grande atleta e uma máquina de trabalhar no acampamento. Depois de Todd ter dado a chance de James ter ganho dois Ídolos o coveiro ficou em uma posição de poder. De novo eu recomendo aos fãs brasileiros aqui para Survivor China: levem menos a sério certas coisas. Como não gostar de um personagem que se apresenta com a frase: "Eu enterro pessoas" respondendo a Leslie sobre qual era o trabalho dele. De fato James não um personagem de stand-up, como é Courtney, mas ele tem vários momentos que são engraçados como as constantes reclamações dele sobre J.R. (não era só a garçonete nova-iorquina e Todd que reclamavam dele!), as referências em relação a não comer a maçã (os editores amaram tanto isso que deram dois nomes de episódios em homenagem a isso), ele discutindo com todo mundo a reação de Jaime ao ser eliminada no Final 10. É óbvio, o blindside nele que para mim é o grande momento desta temporada. O fato dele ter feito a idiotice de não ter jogado os dois Ídolos para se garantir no F5 reforça ainda mais o quão épico foi esta eliminação. Sem dúvida o melhor episódio da temporada. Aqui, mais uma vez, recomendo a leitura de Lanza no Funny 115, onde ele aponta mais alguns momentos legais de James em China. Entendo quem não gosta de James por causa de Micro e H vs V, principalmente. Mas China é a temporada em que as pessoas se apaixonaram pelo coveiro. E quem for prestar atenção entenderá o porquê.


     
6 - Erik Huffman - Todas as vezes que eu olhava para Erik nessa segunda vez vendo China eu me lembrava de Ethan (Africa). Um pouco pelo cabelo encaracolado, mas também pelo jeitão tranquilo, muito parecido com Ethan. Personagem irrelevante em termos de história, semelhante a Frosti no fato de ser um cara tranquilo e normal. Ah, ele é um bom imitador de cabras.
5 - Peih-Gee Law - Aqui no Brasil nos orkuts e nets da vida, se fosse feita uma pesquisa de quem é a Survivor mais popular, Peih-Gee está lá em cima. Confesso que eu sou indiferente a ela. Como jogadora para mim, principalmente no aspecto social, ela é bem ruim. Tem uma cena que eu gosto de demonstrar isso, que é quando ela vai arranjar uma briga idiota e desnecessária com James pelo fato deles terem perdido uma Recompensa e o coveiro acaba detonando com ela. Isso é o tipo de coisa que faz com que as pessoas no Final não votassem, mesmo se ela tivesse continuado a vencer Imunidade como ela venceu, pois como sempre digo, o Júri vota na pessoa na qual gosta. Sim, ser bom atleta é importante, mas não vale de nada se você é irritante com os outros, como Peih-Gee demonstrou ser. E como personagem também não achei nada demais.
4 - Denise Martin - Ah, Denise. A musa de James. Uma coisa que me chamou a atenção revendo-a foi que ela quase não aparece nos primeiros episódios. Ao longo da temporada ela vai ganhando a importância devida e descobrimos que ela trabalha bastante no acampamento (e por isso James tem uma queda por ela), tem baixa auto-estima (vivia reclamando de se sentir excluída pela aliança) e que era vista como uma mulher honrada por todos do grupo com quem ela jogou. Entre os maldosos Todd e Courtney e a confusa Amanda, Denise foi a heroína desse grupo, como a edição nos fez questão de mostrar. Ela teve bons momentos como personagem, como as derrotas para o balut (ela gritou, gemeu e até contou com a ajuda de James para ganhar o Desafio, mas ela simplesmente não conseguiu engolir) e ela mostrando que sabia alguma coisa de kung fu na visita ao Templo Shaolin.
3 - Amanda Kimmel - Amanda é uma boa jogadora ou não? Desde quando comecei a escrever sobre esse troço chamado Survivor essa é uma das polêmicas que mais levantam discussão em todo o lugar. Todo mundo que já leu minhas postagens sobre isso já sabe a minha opinião e eu a mantenho aqui: Amanda é uma boa jogadora sim. Fisicamente não há o que falar, ela é uma atleta competente. Socialmente ela é boa também, ela conseguiu fazer com que quase todo mundo gostasse dela, desde Todd, passando por Aaron e finalmente chegando a Courtney. Fora que ela foi competente em alguns momentos do jogo para cativar pessoas excluídas do jogo, como podemos ver com Peih-Gee e Erik. Estrategicamente ela também foi bem. De fato, Todd foi o dono da temporada nesse aspecto. Mas vale lembrar que ela orquestrou e botou em prática o blindside em James. Sim, ela poderia ter ido ao F3 com Peih-Gee e Denise, mas acho que ela teria dificuldades nesse cenário também. Revendo a temporada e pensando cá com meus botões, o cenário de F3 com Todd e Courtney era o mais favorável para ela. Há, porém, e aqui os críticos de Amanda têm razão, uma falha fatal no seu jogo: o desempenho no Conselho Tribal Final. O fato dela em nenhum momento, como vimos Todd fazer, por exemplo, dela defender o seu jogo, demonstrar que também foi uma peça importante no sucesso dos F3... Ela simplesmente se desculpou o tempo inteiro, tentou negar e voltar atrás em coisas que fez e falou, se gabou muito e apenas do blindside de James. A linguagem corporal de Amanda denunciava que ela já entrou derrotada no FTC. Mesmo assim, ao contrário de outros, Amanda ainda ganhou o voto de Erik! Então ela tem algum mérito em seu jogo, embora não saiba defendê-lo. Para ela virar uma jogadora de elite e para ganhar o jogo, ela precisa superar esse bloqueio mental. 
2 - Courtney Yates - A Lauren da Survivor Downloads fez um comentário bastante pertinente sobre a minha lista de personagens favoritos: "Só faltou a Courtney nessa lista". Eu considerei em botá-la, mas eu gostei demais de Helen em Thailand. Mas se eu fizesse um TOP 20 com certeza Courtney estaria lá. Personagem fantástica: divertida, engraçada, inteligente... Concordo totalmente com o amor que Courtney recebe como jogadora. Poderia escrever trocentas linhas aqui de como gosto de vê-la na tela, mas um desgraçado chamado Mario Lanza fez o favor de escrever isso pra mim (leiam aqui o tributo a ela no Funny 115). Aqui eu quero falar mais da Courtney jogadora e eu tenho de dizer que ela é muito subestimada nesse quesito. De fato, não é um jogo evidente como o de Todd, mas é bastante interessante e bom. Os votos que ela recebeu de James e Denise fizeram muito sentido, ambos gostaram dela ao longo do jogo. Fora o romance fracassado com Frosti (infelizmente ele ficou magoado demais com ela e ele acabou votando em Todd), todos gostaram dela ao longo do jogo e ela era uma trabalhadora no acampamento. Ou seja, ela foi ótima no jogo social. Faltou a ela talvez ter o instinto de tirar Todd do F3 e colocar alguém como Peih-Gee no lugar dele, mas acho que ela fez o que pôde no FTC. Infelizmente para ela, Todd estava lá. Falando nele...




1 - Todd Herzog - Jean-Robert identificou o comissário de bordo acertadamente como um entendedor do jogo Survivor. Em geral não concordo com quase nada que sai da boca de Probst, mas concordo com ele a respeito de J.R.: ele é bom em ler as pessoas. E corretamente identificou Todd como um forte concorrente ao milhão e um cara mais esperto do que demonstrava ser. Falei acima que achei que jogo social de Courtney foi muito competente (e até aceito quem diga que achou melhor que o de Todd). Faço minhas as palavras de Todd no FTC quando ele disse que o estratégico foi o seu forte. E Todd entrou no hall dos grandes neste quesito do jogo com toda a justiça. Ele controlou de forma quase perfeita a tudo e a todos e foi aluno fiel ao livro Arte da Guerra, tantas vezes citado nesta temporada. A produção também amou Todd: poucas vezes um vencedor foi tão bem mostrado e retratado como Todd foi, desde o primeiro capítulo até o fim do FTC, seja com confessionários e momentos engraçados (ele imitando James contando a irmã, Courtney e Amanda sobre a briga do coveiro com Peih-Gee). Sem dúvida vale ressaltar aqui talvez a melhor atuação de um vencedor no Conselho Tribal. Falei acima da postura covarde e fraca de Amanda. Todd foi exatamente o contrário: postura reta, sorrindo boa parte do tempo e demonstrando orgulho do seu jogo, mesmo em certas situações arriscadas para ele, como a reação negativa de Peih-Gee ao responder a pergunta da joalheira. Ainda assim, ele conquistou os quatro votos que precisou para ganhar. O auge da atuação fantástica foi quando ele conseguiu deixar Jean-Robert sem palavras após uma pergunta do Bad Boy do Pôquer sobre o porquê Todd resolveu eliminá-lo. Além de ser um grande estrategista, Todd é um ótimo personagem e é extramente carismático. Não à toa em um universo em que vemos muito vencedores serem questionados, Todd é um dos poucos que é considerado de forma quase unânime como um dos melhores de todos os tempos. E eu concordo plenamente.


   
TOP 5 VÍDEOS CHINA:

5 - Pobre Jaime... Teve tanta confiança no Ídolo e se deu mal...

 

4 - Sem dúvida, um grande momento desta temporada. Resume o que eu penso a respeito de Survivor China e que a ideia da edição era que esta temporada fosse uma temporada cultural. A visita de Peih-Gee e Denise ao lugar onde supostamente foi criado o kung fu, o Templo Shaolin:

 

3 - A grande rivalidade da temporada, e quiçá uma das melhores do show: Jean-Robert, o Bad Boy do pôquer contra a magrela e franzina Courtney:

 

2 - Esse momento é fantasticamente engraçado. Jaime e Peih-Gee organizam a "entregada" de Desafio mais engraçada da história:

 

1 - O grande momento de Survivor China. O blindside em James é um dos grandes da história do show em minha opinião:

 

Comentários aleatórios:

- Uma coisa que eu fiquei em dúvida e gostaria de perguntar a Courtney um dia se eu tiver chance: ela fez com que Denise ganhasse o desafio no F5 de propósito ou foi apenas má perícia na hora de atirar as flechas?
- Em uma época de Reunions ridículas, China pra mim teve a melhor. Teve de tudo: momentos engraçados (protagonizados por James e Courtney), anúncio de namoro e todos os 16 survivors falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário