terça-feira, 10 de setembro de 2013

Survivor Micronesia: Fans vs. Favorites - Xadrez e Viúvas Negras



   Talvez a temporada mais amada de forma unânime por fãs do Brasil e do mundo inteiro, Micronesia apresentou uma das alianças femininas mais carismáticas e estratégicas da história do show: a Brigada das Viúvas Negras. Nelson Rodrigues, entretanto, já diria: "Toda a unanimidade é burra". Será que este é o caso para Fans vs Favorites?


  Quando comecei a reassistir Micronesia estava ouvindo uma série de podcasts ótimos que eu recomendo chamado Survivor Historians (cliquem aqui para ouvir). Na última edição, dois dos participantes do podcast comentaram que acham Micronesia uma das piores temporadas e um deles a chamou de "sem alma". Curioso ouvir essa opinião de uma temporada que é unanimidade: nos EUA, no Brasil e no mundo muita gente amou a história das mulheres que derrubaram os homens um a um até chegarem a vitória. Eu me encaixo na parte que gosta da temporada, embora já a tenha apreciado mais. Perguntei-me então, porque esta temporada é tão adorada?
  Ao longo dos anos, Survivor evoluiu como programa e como jogo. No início era um show assistido por toda a a família e o andamento lembrava mais um documentário contando a viagem de 16 americanos em vários lugares do mundo. Porém a coisa começou a evoluir e os jogadores começaram a entender melhor os conceitos do jogo: alianças, blindsides, como lidar com Júris. O formato inicial por si só já não era mais interessante, a mecânica de jogo começou a evoluir. Daí vieram as twists, retornantes, os Ídolos de Imunidade, Ilhas do Exílio, até chegarmos a Micronesia. Vale lembrar que graças a Survivor Fiji e sua baixíssima audiência, o programa começou a viver uma grande crise. Veio China e a audiência subiu novamente, em mais um renascimento do programa. Me parece que Micronesia para os produtores era uma forma de continuar esse processo de revitalização da marca Survivor, em uma espécie de temporada semi All Stars para consolidar essa recuperação de audiência.
  Eu já falei em alguns posts que eu não gosto de retornantes voltando a torto e a direito. Acho que a cada temporada a marca do show se desgasta com isso. Gosto das temporadas apenas com novatos ou apenas com retornantes. Mas se tem que misturar mesmo, eu sou favorável ao menos ao formato 10 novatos contra 10 veteranos. Está longe de ser o ideal, mas prefiro este ao formato adotado em temporadas como Guatemala, RI e SP com 2 retornantes liderando as tribos e a história. Ao menos podemos ver uma maior flexibilidade de estratégias e jogadas no formato Fans vs Favorites. E principalmente durante a Fusão, vimos esta flexibilidade ser colocada lindamente em prática.
  Quando vi da primeira vez eu tive a seguinte impressão de Micro: pré-Fusão é uma merda, o pós-Fusão é maravilhoso. Confesso que mudei um pouco de opinião em relação a isso. A premiere poderia ter sido de uma hora e meia (acho que teria material suficiente para um bom episódio para apresentar os Fãs e nos fazer matar a saudade de certos Favoritos), mas apesar do abandono de Fairplay, a derrota dos Favoritos na primeira Imunidade é épica. Depois tivemos um blindside (em Mary) e as eliminações de Yau-Man e Mikey B, que foram legais. Porém veio a mistura de tribos e pra mim o que ferra com o pré-Fusão de Micronesia são os abandonos/evacuações de Penner, Kathy e Chet. Tem alguns momentos de personagem legais, mas a única coisa de legal e relevante é a saga de Ozzy e Jason atrás do Ídolo de Imunidade. E há também a conexão entre Parvati, Alexis e Natalie que define os rumos da temporada.
  O pós-Fusão entretanto é muito bom e não só pelos blindsides. Primeiro temos Eliza jogando o graveto dado por Jason para se salvar (IT'S A FUCKING STICK!). Daí talvez tenhamos o meu episódio favorito da temporada, o blindside em Ozzy. Aí temos Jason tomando um blindside acreditando que Natalie iria salvá-lo, Amanda dando um show e dando o meu blindside favorito da temporada em Alexis. Tudo isso culmina em um dos episódios mais bem feitos e construídos de Survivor, em que Erik dá o Colar de Imunidade a Natalie (olha ela aí de novo) em dos movimentos que é sempre lembrado como um dos mais idiotas de Survivor. Mas além dos blindsides, tivemos alguns outros bons momentos como o Leilão (que sempre tem boas cenas em qualquer temporada), algumas recompensas em que um Erik deslumbrado é destaque, Jason se arriscando a ser eliminado por causa da "garantia" dos outros Survivors em mantê-lo a salvo da eliminação no F9 (episódio do blindside em Ozzy. Por mais que Micronesia seja lembrada principalmente pela parte estratégica, acho que ela teve muito mais que isso. Tivemos bons personagens interagindo, com destaque para Erik, Jason e Eliza.
  Mas sobretudo, F vs F é a temporada da Brigada das Viúvas Negras. Parvati, Cirie, Amanda, Natalie e Alexis protagonizaram a temporada com a sua esperteza. Alexis pra mim das cinco tem uma importância menor. Sem dúvida as quatro primeiras citadas (não a toa estampam a foto que abre este post) são as donas da temporada. A guerra dos sexos, a necessidade de derrotar os homens e provar a sua independência como mulheres tem como garotas-propaganda Natalie e Parvati. Com confessionários (como os de Natalie se dizendo feliz por ser uma vadia de coração gelado e sem medo de apunhalar os outros pelas costas e um de Parvati em um clássico dizendo que as mulheres estavam pegando os homens um a um e os rodando em sua teia) e algumas cenas (Parvati girando um caldeirão imaginário com Alexis, as inserções de aranhas em várias cenas bem colocadas pela edição), a lenda de uma das alianças femininas mais bem sucedidas da história nasceu e tomou corpo. Até hoje Parvati, Cirie e Amanda (as líderes da aliança), graças a Micro, são encaradas como três das melhores jogadoras da história de Survivor. Embora muita gente acredite que pela vitória Parvati tenha sido a líder das Viúvas Negras, eu considero que as suas duas companheiras, Cirie e Amanda, foram também peças fundamentais no sucesso da aliança. Após rever a temporada, ouso dizer que a temporada foi vencida à três mãos, mas obviamente venceu a mulher mais competente ao final. Parvati é uma das vencedoras mais elogiadas da história do show, usada como referência de jogo por 20 entre 10 novos Survivors que volta e meia aparecem para jogar o jogo pela primeira vez. Seu jogo estratégico e social foi excelente, mas acho que a indicação a primeira turma do Hall da Fama de Survivor e o culto de fãs fiéis pelo mundo tem muito ver obviamente com o carisma que ela transbordou a cada confessionário ao explicar cada movimento ao longo do jogo. Como Natalie fez questão de ressaltar, o flerte foi a base do jogo dela. E Parvati, além de flertar com os jogadores, flertou com a audiência sorrindo e despejando charme ao longo da temporada. Não nos esqueçamos de Amanda e Cirie, peças fundamentais na vitória dessa da Brigada.
  Volto ao comentário do primeiro parágrafo para discutí-lo: Micronesia é uma temporada sem alma? Não, eu discordo. Pra mim é uma temporada importante não só pelo fato da vitória de uma aliança feminina do jeito que aconteceu, não só pelo nome de Parvati se tornar um dos mais fortes da franquia, mas principalmente por marcar pra mim o início de uma nova era de se ver e entender Survivor como um jogo e como um programa. A partir de Micronesia, os jogadores se tornam ainda mais focados no jogo, sem tantas amarras emocionais, dispostos a tudo para serem protagonistas de um blindside. A estratégia, mais do que nunca, passou a ser protagonista em detrimento de momentos de personagem e de locação. Para o bem e para o mal, a Fans vs Favorites marcou uma mudança definitiva no show, que tem seus efeitos observados até hoje. O xadrez estratégico passou a ser o grande protagonista do programa, agora mais do que nunca. O comentário sobre Micro ser uma temporada sem alma foi feito por um fã das temporadas mais antigas, menos estratégicas e mais focadas em personagens e de certa forma eu o entendo, apesar de discordar. Já gostei mais de Micronesia e confesso que é uma temporada que tem lá suas falhas, principalmente no aspecto de desenvolvimento de personagens. Mas ainda assim, temos episódios e momentos bastante divertidos.

FALLEN COMRADES:

20 - Jonny Fairplay - Sim, todo mundo se lembra do Fairplay desistente e chorando por causa de sua filha nesta temporada. Porém, eu me lembro do Fairplay que, ao lado de Yau-Man, teve a entrada mais impactante dos Favoritos. Me lembro de JFP zoando e sendo zoado por Probst (e seu boné "I Will Lie For Food" ou "Eu irei mentir por comida"), perdendo uma disputa por um Ídolo de Imunidade para Yau e já armando os seus estratagemas, sendo procurado e tendo a confiança das duas alianças dos Favoritos. Confesso que eu fiquei triste ao rever esse episódio, mas Fairplay é um personagem tão fantástico que eu acho que ele deve ser lembrado em Micronesia assim. A propósito, em uma ótima entrevista para o podcast Dom e Colin (que pode ser  baixada aqui), onde Fairplay fala sobre as suas duas passagens pelo programa, o "consultor de arte" diz que na verdade desistiu pois ele estava com intensas dores devido a uma cirurgia feita em seu maxilar antes do programa. Segundo JFP, ele pediu por analgésicos para aliviar a dor, mas a produção não o atendeu, por isso ele resolveu abandonar o programa. A verdade? Eu não me importo. Mesmo por um episódio, Fairplay valeu o seu retorno.



19 - Mary Sartain - WHO? Fora o belo par de peitos, ter sido apresentada na Reunion como a bilionésima namorada Survivor de Ryan O. de Pearl Islands e provocar uma das pequenas cenas engraçadas da temporada (Joel intima Kathy a votar em Mary e ela responde: "Que Mary?", a morena que foi a melhor amiga de Mikey B foi eliminada na grande vitória da aliança liderada por Joel e Tracy.
18 - Yau-Man Chan - Não à toa Yau foi o Favorito mais ovacionado. Como falei no meu post sobre Fiji, Yau era encarado como uma das figuras mais heroicas e carismáticas de sua temporada e talvez uma das personagens mais populares naquele momento. Ele acabou sendo vítima da esperteza de Cirie (que o identificou como uma ameaça) e da burrice do próprio, que em nenhum momento se ofereceu para ir a Ilha do Exílio para se proteger com o Ídolo. Era óbvio que graças a sua popularidade ele seria um alvo.
17 - Michael "Mikey B" Bortone - Tinha tudo para ser um alpha male convencido. Acabou ironicamente, sendo eliminado por outro alpha male convencido (Joel) e fora a bela homenagem a mãe falecida na Reunion (que foi em um Dia das Mães), nada de relevante tenho a falar do fã do Boston Celtics.
16 - Joel Anderson - Joel protagoniza uma das grandes cenas dessa temporada ao lado de Chet, em que eles disputam um desafio em dupla correndo de Parvati e Eliza (confira abaixo no TOP 5 de cenas da temporada. Mas acho que ele é um jogador subestimado dessa temporada. Não, ele não é um gênio, mas achei que a sacada de se unir com os "mais fracos" da Airai pré-twist é, no mínimo, um pensamento fora da caixa para um cara como ele. Como ele confessou em uma entrevista a Rob Cesternino (ouçam aqui, também com Kathy) o fraco principal dele foi o jogo social.
15 - Jonathan Penner - A saída dele foi bocado ruim para a temporada pois Micronesia perdeu um ótimo personagem. Como Probst chegou a comentar em um desafio, ele parecia o mesmo que vimos em Cook Islands: reclamão, resmungão, traiçoeiro. Poucas pessoas se lembram das grandes brigas entre ele e Cirie no início do jogo. Essa teria sido uma rivalidade interessante de ter sido explorada, ainda mais com os blindsides da segunda metade do jogo.
14 - Chet Welch - Grande figura, Chet é um dos bons personagens dessa tribo de Fãs. Completamente inepto em relação a desafios, um peso morto no acampamento em geral, Chet ao menos pôde-se se orgulhar de ter saído depois de figuras como Mikey B e Joel da sua tribo. Curiosamente, poucos se lembram que ele também de certa forma também desistiu do programa. Ele inclusive poderia ter ajudado a eliminar Ozzy em seu episódio de saída, mas devido ao fato de se sentir mal devido a uma contusão no pé ele acabou sendo mandado embora da tribo. E em seu episódio de eliminação Chet é claramente tratado como um desistente. Há uma cena no episódio anterior, porém, que na minha opinião é uma das mais constrangedoras da história de Survivor (e sim, mais do que aquela em que ele é carregado por Joel). Quando Joel está pra ser eliminado, em um confessionário ele se compara com Chet e apresenta os argumentos do porque ele pode ficar. Ao fim do confessionário, a câmera dá um close nada agradável do Sr. Welch:


    E antes dessa cena, o mais bizarro é Joel falando que se fosse eliminado antes de Chet, ele se mataria. Como ele disse na Reunion, mesmo sendo zoado e considerado um peso morto, ele foi mais longe do que alguns brutamontes de sua tribo e isso vale de alguma coisa.
13 - Kathleen "Kathy" Sleckman - De fato, ao lado de Chet, foi um dos personagens mais coloridos da temporada. Como não se esquecer de sua adoração por Yau-Man e da cena em que ela fica impressionada por descobrir que Tracy tem peitos siliconados? E a cena em que ela faz dupla com Cirie em busca do Ídolo de Imunidade? Acabou sendo vítima das duras condições e do péssimo acampamento da Airai (pré e pós-twist).
12 - Tracy Hughes-Wolf - Eu sempre a coloco em minhas listas como uma das jogadoras mais subestimadas da história do show. Esperta, inteligente e com um bom pensamento estratégico, Tracy acabou sendo vítima da twist. da desistência de Chet e da falta de experiência dela própria e de sua tribo.
11 - Ami Cusack - A rainha de gelo e líder de aliança feminina em Vanuatu teve de passar a coroa a Parvati. Ao contrário de Vanuatu, teve o azar de ter ficado do lado oposto dos números. Também acabou sendo vítima da desistência de Chet e do gênio estratégico e perceptivo de Cirie.
10 - Eliza Orlins -  Eliza é uma personagem fantástica e em Micro infelizmente, assim como Ami, acabou ficando no lado errado dos números. Foi curioso ver como mais uma vez ela foi a underdog da temporada e mais uma vez teve um final um bocado humilhante ao ser eliminada pelo Ídolo falso de Jason. IT'S A FUCKING SITCK (é um maldito graveto), momento no qual ela constata que o "Ídolo" achado por Jason é apenas um graveto ridículo é um dos momentos mais lembrados dessa temporada e sem dúvida um que todo mundo se lembra quando pensa em Eliza Orlins. Destaque também para as caras e bocas dela durante o Júri. Pra mim, ao lado de Courtney Yates e Shane ela é uma das melhores juradas da história do show.
9 - Oscar "Ozzy" Lusth - Confesso que me surpreendo ao dizer que gostei mais de Ozzy em Micronesia, embora eu não tenha gostado dele em Cook Islands ao rever essa temporada recentemente. Não se ele me pareceu mais humano ao ser eliminado em blindside ou ao se declarar para Amanda ou derramar o seu ódio contra Parvati ou mostrar uma faceta cômica e divertida ao fazer o Ídolo falso de Imunidade achado por Jason. Tudo bem que Ozzy teve os seus momentos babaca/alpha male ao debochar de Chet e chamar muita gente dessa temporada de fraca/incapaz ou julgá-las pelos mais diversos motivos (Eliza, Ami, etc.), mas fato é que em Cook Islands Ozzy foi o herói infalível. Em Micronesia, Ozzy foi um herói caído e eliminado pelos seus aliados. E pra mim o episódio de sua eliminação é o meu favorito de tão chocante e fantástico pela forma a qual foi montado.
8 - Jason Siska - Todo mundo diz que Erik saiu no blindside mais humilhante da temporada... Mas eu discordo. Pra mim Jason saiu de forma ainda mais humilhante. Jason foi sacaneado pela edição e pelos jogadores durante boa parte da temporada. Recomendo mais uma vez ele... Mario Lanza, com um texto brilhante que me fez mudar a minha opinião sobre o assunto (clique aqui para ler). Listo aqui para registro apenas alguns motivos os quais acho que Jason foi bem pior que Erik: acreditar que a porra de um graveto era um Ídolo de Imunidade, aceitar o ridículo acordo proposto pelos Favoritos + Alexis e Natalie durante a Imunidade disputada no episódio de eliminação de Ozzy e por fim sair um blindside com um Ídolo de verdade finalmente na mão e não usá-lo acreditando em Natalie e em suas mentiras. Mas apesar (e graças) a essas burradas, Jason é talvez um dos melhores personagens da temporada. Do ponto de vista humorístico (e eu adoro comédia), Jason foi um dos caras que mais me fez arrancar gargalhadas em frente a TV. Eu recomendo a quem rever Micronesia prestar atenção em Jason e em suas intervenções, seus confessionários... Grande personagem subestimado.



7 - James Clement - A segunda passagem de James por Survivor pode ser dividida em dois momentos. No primeiro, James era o novo namorado da Parvati. Ele a carregava de um lado para o outro e tínhamos vários confessionários de Parvati dizendo que ele era o seu cara, etc. Ou seja, de fato nessa parte, James nem de longe foi sombra do ótimo personagem que vimos em China. No segundo momento (a partir da misura de tribos em diante), porém, ele começa a se livrar das garras de Parvati, questionando-a (há uma cena após o blindside em Ozzy que ele a questiona abertamente) e voltamos a ver James em vários pequenos momentos engraçados, seja com confessionários, seja com pequenas observações sobre determinados jogadores (antes de eliminação de Jason ele comenta que  não era possível o cabeludo cair na mentira deslavada de Natalie). James é tão incrível como personagem nessa segunda temporada que até o seu pai faz uma ponta fantástica durante a Recompensa com loved ones da temporada:




  Tradução das palavras proferidas por James Sr.: "Espere até eu voltar pra casa, nós iremos conversar sobre ela", ameaçando Alexis pelo fato dela ter eliminado James do famigerado desafio de responder perguntas sobre os participantes. Mesmo saindo após uma evacuação, James ainda dá show no Júri, incluindo a famosa tirada após a eliminação de Erik: "Eu perdi o meu reinado como o Survivor mais burro da história". É impressionante como James é um personagem fantástico (depois de rever China e Micro ele está no meu TOP 20) e pouco apreciado. Insisto aos haters: assistam com atenção James Clement. E pra completar, ele não é um mau jogador social, pelo contrário e acho que em diversos momentos dessa temporada isso fica provado.
6- Alexis Jones - A mais bland e irrelevante das Viúvas Negras saiu no meu blindside favorito da temporada. O "I GOT IT!" é muito legal.
5 - Erik Reichenbach - Sim, todo mundo se lembra da forma em que Erik saiu do show. O episódio da sua eliminação é talvez um dos episódios mais bem editados da história de Survivor. O cuidado que a produção teve para mostrar a queda de Erik, passo a passo, ao longo do episódio é fantástico. Sim, Erik foi estúpido por acreditar em Natalie. Mas acho que além de ter feito uma grande burrada, o vendedor de sorvete foi um personagem bastante interessante em Micro. Seja com o seu fascínio diante das coisas, seja com diversas cenas engraçadas (como se esquecer da famigerada cena em que ele lambe os dedos de Cirie lambuzados por chocolate durante um Leilão), no meio de tantos personagens malucos e jogadores frios e agressivos, Erik representou de certa forma uma parte da audiência: fascinada e inocente diante de uma experiência como essa.
4 - Natalie Bolton - Pra mim ela é uma das jogadoras mais superestimadas da história de Survivor. Comparando-a com Parvati, por exemplo, apesar de não amar a vencedora da temporada como todo mundo, reconheço que a Srta. Shallow tem muitos méritos em sua adoração. Natalie, entretanto, apesar de ter alguns bons momentos como personagem e de ter se aproveitado  da burrice de Jason e Erik para enganá-los e eliminá-los em dois blindsides não a fazem uma das melhores jogadoras pouco apreciadas da história. Acho que ela foi incompetente ao não conseguir sequer fazer com que Parvati e Amanda pensassem em levá-la a Final. E acho que o jogo dela é tão superestimado em Micro, que mesmo na Final contra qualquer uma das Favoritas (aqui incluo Amanda). Como personagem, por mais que eu não a ame, reconheço nela um artigo interessante para o show. Bons confessionários e alguns momentos engraçados (incluindo a cantada que ela dá em Parvati no CTF), mas como jogadora pra mim ela deixa a desejar.



3 - Cirie Fields - Após terminar de ver a Reunion e começar a pensar no que eu iria escrever nesse texto, uma coisa ficou certa em minha cabeça: Micronesia é uma das temporadas em que a vitória de um coletivo é tão importante quanto a do indivíduo. Cirie, Amanda e Parvati venceram Fans vs Favorites em conjunto. Porém, como não dá pra termos mais de um vencedor por temporada, as três tiveram que se bicar ao final. Cirie pra mim é uma parte importante da vitória das Viúvas Negras. Ela teve participação alguns dos momentos estratégicos mais importantes da temporada, alguns que apenas salvaram a sua própria pele (Yau-Man) e outros que mantiveram a aliança em controle do jogo (Ozzy em conjunto com Parvati, mas com ideia dela, Erik, Ami). Embora não tenha gostado tanto da personagem Cirie como em Panamá (achei ela em Micro muito mais jogadora e menos humana, por consequência), tenho de reconhecer que como jogadora Cirie atingiu o seu auge como jogadora. Pena que ela perdeu a última Imunidade para Amanda e o seu alvo ficou gigante demais para que a ex-miss Montana a levasse para a Final. Há uma frase dela, porém, que talvez seja uma das minhas favoritas da temporada:

 "Minha mãe sempre dizia: você nem sempre pode derrotá-los com isso (ela aponta para os braços), mas você sempre você derrotá-los com isto (ela aponta para a cabeça)."




2 - Amanda Kimmel - A segunda parte do tripé, Amanda conseguiu passar pela primeira parte da Final ao vencer a última Imunidade. Vale lembrar que pra mim Amanda também fez um belo jogo. Também teve participações em blindsides (ela foi a figura mais importante no blind de Erik, ela começou a provocá-lo no episódio de eliminação de Alexis a respeito de atitudes que fariam que ele perdesse votos do Júri, fora o fato dela ser a pessoa na qual Erik mais confiava), incluindo o brilhante e meu favorito "I GOT IT!", onde ela balança e gira o Ídolo antes de entregá-lo a Probst, foi uma ótima jogadora em termos de físico e foi razoavelmente competente no jogo social (Ozzy que o diga). Acredito que tirando alguns votos certos (Natalie e Alexis em Parvati, Ozzy em Amanda), acho que o Júri talvez estivesse de fato indeciso em relação a vencedora. Porém Amanda começou a perder Survivor mais uma vez na eliminação de Natalie, quando ela começou a discutir com Cirie. que reclamou do fato de se sentir no fundo da aliança. A partir daqui, em minha opinião, ela caiu em depressão e ficou muito abalada com o fato do CTF ser um Final 2. Mais uma vez vimos uma Amanda fraca, sem confiança para defender o seu jogo. Apesar disso, ela recebeu três votos, o que eu acho uma marca bastante significativa. Ou seja, acho que nem de longe Amanda fez um péssimo jogo. Ela mais uma vez foi a pessoa apática que demonstrou ser no CTF em China.
1 - Parvati Shallow - Sem dúvida, talvez a Survivor mais amada, cultuada e respeitada entre os fãs. Aqui em Micronesia esta história começou a ser construída. Acho que o grande mérito de Parvati foi ter batido as outras duas peças do tripé das três mulheres que ganharam em conjunto a temporada. Não acho que o jogo de Parvati tenha sido perfeito e inatacável. Acho que ela cometeu alguns erros, incluindo a forma como lidou com James após o blindside em Ozzy e como lidou com Eliza e sua eliminação (basicamente enxotando-a). Entretanto, Parvati acertou em diversos momentos, como se aliar as duas fãs na Airai pós-twist e ajudar na orquestração de alguns dos blindsides da temporada. De fato, não foi uma das melhores atuações na história do CTF's, mas ela conseguiu ser eficiente ao defender o seu jogo diante de Amanda. Como personagem, embora não me cative (não, não sou fã de seu personagem e tampouco acho ela uma das 30 melhores no mínimo), porém, assim como Natalie, tenho que reconhecer a sua competência e seu carisma em seduzir jogadores e audiência.

TOP 5 VÍDEOS MICRONESIA:

5 - Um dos blindsides pouco apreciados, porém excelentes da temporada: Jason enganado por Natalie e sendo eliminado com um Ídolo de verdade no bolso:

 

4 - Talvez o momento que defina o que foi Survivor Micronesia: Erik sendo eliminado em um brilhante movimento das Viúvas Negras:

 

3 - "IT'S A FUCKING STICK", Eliza Orlins.

 

2 - O melhor episódio de Survivor Micronesia tinha que terminar com um blindside épico, de tirar a respiração. Bye, Ozzy!

 

1 - O meu momento favorito da temporada: Amanda se fazendo de morta e enganando todo mundo. Ela joga o Ídolo de Imunidade e Alexis vai embora. I GOT IT!

 

Fontes: Funny 115, Canal Survivor Moments, Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário